Previsão do tempo

Inmet prevê chuvas fortes no DF para a tarde desta quinta-feira

De acordo com o Inmet, as precipitações devem ser mais intensas no período da tarde. A temperatura deve ficar entre 18°C e 29°C

Samara Schwingel
postado em 22/10/2020 07:34
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Nesta quinta-feira (22/10), os brasilienses podem esperar pancadas de chuvas em todo o Distrito  Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações devem ser mais intensas durante a tarde. 

Apesar das chuvas e nebulosidade, a temperatura chegará perto dos 30°C. Segundo o instituto, a máxima pode alcançar 29°C no DF e 28°C no Plano Piloto. A mínima registrada foi de 18°C durante a madrugada. Já a umidade relativa do ar chegou a 100% no início da manhã e a mínima esperada é de 45%. 

Durante o período de chuvas, é necessário atenção e cuidados específicos com quedas de raios e ventos intensos. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, os brasilienses devem evitar exposição. "É comum que os fortes ventos derrubem árvores no DF. Por isso, é recomendado que as pessoas não fiquem em áreas descampadas e sob árvores durante uma tempestade", diz. 

Alertas e estragos 

Na tarde desta quarta-feira (21/10), a Defesa Civil do DF emitiu um alerta  de chuvas intensas e rajadas de vento em toda a capital federal. No mesmo período, o Metrô-DF apresentou instabilidades devido às fortes chuvas e 11 estações tiveram queda de energia. 

A Defesa Civil orienta acionar o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), por meio do 193, em situações de emergência. Mas, aqueles que estiverem na rua quando começar a chover devem:

  • Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;
  • Não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
  • Não andar a cavalo;
  • Não permanecer na água;
  • Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;
  • Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;
  • Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;
  • Nunca se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação