Uma blitz coordenada pela Secretaria DF Legal em parceria com a Administração do Lago Sul está retirando placas de publicidade irregulares espalhadas pelos canteiros, conjuntos e muros. Levantamento realizado pelo governo mapeou 152 pontos com poluição visual.
O valor da multa para esse tipo de infração varia de R$ 592 até R$ 16 mil, de acordo com o tamanho e gravidade. Nesta terça-feira (20/10), a DF Legal removeu 25 placas em cinco quadras do Lago Sul: QIs 19, 21, 23, 27 e no Setor de Mansões Dom Bosco.
“Vistoriamos 100% do bairro e fizemos um relatório com georreferenciamento. São placas diversificadas, mas principalmente trazem anúncios de venda de imóveis e empresas de segurança”, explica o administrador Rubens Santoro. “Estava ficando muito feio”, pontua.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, a ação ajuda no ordenamento das cidades. “A publicidade irregular é cada vez mais prejudicial à cidade. Dentre outros aspectos, ainda atrapalha a segurança no trânsito e o mercado de propaganda que atua dentro da legalidade”, explica.
Empresas notificadas
A Secretaria DF Legal já removeu 80% do material irregular catalogado e a previsão é completar todo o serviço no Lago Sul até domingo (25/10). Segundo a pasta, as placas retiradas são levadas para o depósito da secretaria.
“As empresas foram notificadas e tiveram três dias para retirar. Como a maioria não retirou, nossas equipes fizeram o serviço”, explica o subsecretário de atividades econômicas do DF Legal, Francinaldo Oliveira.
Ele explica que, nesta primeira fase, não estão sendo aplicadas multas às empresas. Mas, caso insistam na propaganda irregular, serão penalizadas. A operação foi demandada pela Administração Regional, no âmbito de um programa da secretaria que se chama Pronto Emprego, projeto que atende às principais necessidades das regiões administrativas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.