NEBLINA

Condição climática obriga Aeroporto de Brasília a operar por instrumentos

Auxílios luminosos e de rádio ajudaram pilotos a pousar com segurança. Apesar disso, condições climáticas não prejudicaram funcionamento do terminal, segundo a Infraero

Thais Umbelino
postado em 23/10/2020 22:18 / atualizado em 23/10/2020 22:39
Medida auxilia no direcionamento de pousos e decolagens -  (crédito: ANTONIO CRUZ-ABR)
Medida auxilia no direcionamento de pousos e decolagens - (crédito: ANTONIO CRUZ-ABR)

A neblina observada na manhã desta sexta-feira (23/10) obrigou os pilotos que passaram pelo Aeroporto de Brasília a operar por meio de instrumentos no momento do pouso, devido à baixa visibilidade. As equipes recorrem a essa medida para auxiliar no direcionamento de pousos e decolagens. Apesar disso, Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, afirmou que não houve impactos no funcionamento do terminal.

A Inframerica também informou, em nota, que não houve interferência da neblina nos voos previstos durante o dia. “A operação por instrumentos é um procedimento normal da aviação, para dar aos pilotos mais condições de pouso. São auxílios luminosos e de rádio que os ajudam a pousar com segurança”, explicou a empresa.

“De forma um pouco mais técnica, o ILS (sistema de pouso por instrumento, em tradução livre) é acionado nos momentos de baixa visibilidade, para que o piloto voe precisamente até a pista”, acrescentou o texto. A operação por meio visual voltou a ocorrer a partir das 10h.

Em janeiro, o tempo chuvoso exigiu a mesma solução no Aeroporto de Brasília. À época, a operação prejudicou pousos e decolagens de aviões menores e alterou a forma da chegada e partida de aeronaves maiores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação