DIVERSÃO

Comissão da Câmara Legislativa aprova sessões de cinema adaptadas a autistas

Antes de ser sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), projeto precisa receber aval de outras duas comissões e ser aprovado após votação em dois turnos no plenário da Casa

Correio Braziliense
postado em 28/10/2020 21:24
Se sancionada, proposta terá sessões de cinema especiais pelo mesmo valor das convencionais  -  (crédito: Divulgação/Secult CE)
Se sancionada, proposta terá sessões de cinema especiais pelo mesmo valor das convencionais - (crédito: Divulgação/Secult CE)

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (28/10), um projeto de lei que permite aos cinemas promover, mensalmente, sessões adaptadas a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). Antes de ir à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB), a matéria precisa receber sinal ver das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e da que trata de Assuntos Sociais (CAS). 

A proposta prevê uma série de adequações para as necessidades desse público. O texto estabelece que as sessões não poderão veicular propagandas comerciais, que as salas deverão contar com mais iluminação, que os filmes terão volume reduzido e que devem ser apropriados para as faixas etárias e especificações dos espectadores.

Além disso, se sancionada a proposta, as exibições não serão restritas apenas a pessoas com TEA, familiares e acompanhantes, mas apenas preferenciais para esses grupos. As adequações não terão impacto no valor dos ingressos.

De autoria do distrital Robério Negreiros (PSD), o projeto visa promover inclusão de um grupo "invisibilizado a um serviço cultural importante". Ainda, ambientar e acolher crianças e adolescentes, para fazer com que a atividade seja uma extensão do processo de tratamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação