Feriado

Para evitar aglomerações, brasilienses antecipam limpezas de túmulos

Muitos brasilienses anteciparam a visita aos entes queridos que partiram. Um dos principais motivos é evitar aglomeração nos cemitérios durante a data. O Campo da Esperança pede que as pessoas prestem suas homenagens em casa

Caroline Cintra
postado em 29/10/2020 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Assim como os demais feriados deste ano, o Dia de Finados, 2 de novembro, na segunda-feira, será diferente. A orientação do Campo da Esperança é de que, desta vez, as famílias prestem as homenagens de casa, para respeitar o isolamento social e evitar aglomerações. Na data, os cemitérios costumam receber milhares de visitantes e, por mais que os campos sejam abertos, a possibilidade de haver muita gente é grande. Para fugir do tumulto, muitos brasilienses preferiram se antecipar e deixar os túmulos dos entes queridos limpos e cobertos de flores.

Moradora de Taguatinga, Neusa Cordeiro Costa, 80 anos, chegou cedo no Campo da Esperança da Asa Sul, ontem, para fazer a limpeza dos túmulos onde estão o marido e o sogro. Acompanhada de outros familiares, ela levou água, sabão e vassouras para deixar o local limpo. “Todos os anos, estamos aqui fazendo essa limpeza perto do Dia de Finados. Ano passado, pagamos uma pessoa para limpar, mas este ano, fizemos questão de fazer. Para mim, é um prazer trazer flores para eles, porque é um homenagem”, conta.

Acompanhada do marido, João Filipe Moreira, 56, a servidora pública Aissa Moreira, 52, levou para o túmulo onde os pais estão enterrados há 30 anos as flores preferidas deles. “Eles gostavam muito do campo e da roça. As flores são uma forma de mostrar para eles que as memórias ficaram. A flor que minha mãe mais gostava era amarela. A branca não pode faltar, para que eles tenham paz”, declara. A ideia de prestar a homenagem antes do Dia dos Finados é evitar aglomeração e ter mais tempo para fazer as orações. “Não só no Dia dos Finados, a gente vem no aniversário deles, sempre que bate a saudade. É um momento especial para nós”, afirma.

Quem não tem tempo para ir ao cemitério comumente contrata alguém para fazer a manutenção dos túmulos. Autônomo, Airton de Assis trabalha no Campo da Esperança da Asa Sul há 25 anos com limpeza de sepulturas. Ele conta que tem os clientes fiéis que sempre o procuram neste período. “Tem gente que prefere que a gente faça o serviço. Alguns acham caro, outros acham justo. Tudo depende do tamanho e do estado do túmulo”, explicou. Em média, a limpeza custa entre R$ 30 e R$ 80.

Sem celebrações

Para evitar aglomerações, a Arquidiocese de Brasília não vai realizar missas presenciais, como ocorria em anos anteriores, nos seis cemitérios do Distrito Federal no Dia de Finados. Também não haverá qualquer outro tipo de celebração nos locais. Para receber os visitantes o Campo da Esperança, adotará medidas de segurança para aqueles que decidirem prestar homenagens pessoalmente. O uso de máscara é obrigatório em toda a área dos cemitérios.

Os banheiros serão limpos com uma frequência maior e não haverá sanitários químicos espalhados pelos campos, como ocorre todos os anos. Não serão distribuídos copos descartáveis, portanto, será necessário levar o próprio recipiente para beber a água dos bebedouros.

A entrada de carros nas unidades será restrita no feriado. Em Planaltina e em Brazlândia, nenhum automóvel será autorizado a entrar nos cemitérios. Na Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, só poderão entrar os veículos com autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).

O acesso de pedestres será livre pela entrada principal de cada cemitério. Haverá dois portões abertos no cemitério da Asa Sul: o principal, ao lado do templo da LBV; e o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6. Nas outras cinco unidades, há apenas uma entrada. Todas elas estarão sinalizadas e serão fiscalizadas pelos órgãos de trânsito.

O horário de funcionamento dos cemitérios será estendido. Os portões abrirão às 7h e fecharão às 19h. O atendimento ao público será feito das 7h30 às 18h. Em razão da data, o Detran realizará, das 6h às 19h, intervenções no trânsito nas proximidades dos cemitérios.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Trânsito

O Detran-DF realizará intervenções no trânsito nas proximidades de todos os cemitérios. A sinalização começará a ser implantada a partir das 8h de sábado

Taguatinga

» A via de acesso ao cemitério, pelo Setor de Oficinas Norte, ficará parcialmente interditada, pois será implantado sentido único no trânsito do local. Os agentes realizarão o controle manual do trânsito e auxiliarão os pedestres na travessia da Avenida Hélio Prates.

Gama

» A via de acesso ao cemitério, a DF-475, terá o trânsito fechado para carros. O controle de tráfego será feito pelo DER, com apoio operacional do Detran. Um das faixas da direita ficará fechada para a passagem de pedestres.

Planaltina, Sobradinho 2, Brazlândia e Plano Piloto

» O Batalhão da Polícia Militar de cada região ficará responsável pelo trânsito nas proximidades dos cemitérios.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação