Feriado

Vigilância Sanitária fiscaliza cemitérios para o Dia de Finados

As medidas devem seguir o Decreto nº40.939 de 2 de julho e evitar aglomerações como prevenção ao coronavírus.

Ana Clara Alves*
postado em 29/10/2020 18:01 / atualizado em 29/10/2020 18:01
Normas sanitárias de segurança deverão ser seguidas durante o feriado -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)
Normas sanitárias de segurança deverão ser seguidas durante o feriado - (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal realizou, entre os dias 23 e 27 de outubro, uma vistoria nos cemitérios para verificar o cumprimento das medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus. A medida foi tomada em decorrência do feriado do Dia dos Finados, na segunda-feira (2/11).

Todas as medidas observadas estão no Decreto nº40.939 de 2 de julho e incluem manter o distanciamento de, no mínimo, dois metros, disponibilizar álcool em gel, manter os ambientes higienizados e medir a temperatura antes de entrar no cemitério. Os cemitérios devem disponibilizar banheiros químicos com medidas de higiene e desinfecção. Também não devem permitir o uso de bebedouros e devem recomendar que idosos e deficientes físicos fiquem em casa.

Os cemitérios devem fiscalizar o uso obrigatório de máscaras, controlar o número de pessoas que entram no local e monitorar atividades e pessoas para evitar aglomerações.

Em nota, o cemitério Campo da Esperança informou que recomenda que sejam evitadas as idas aos cemitérios, impedindo as aglomerações. No Dia de Finados não haverá celebrações presenciais nos cemitérios da empresa.

Haverá um número maior de colaboradores nos locais, inclusive vigilantes, e o reforço da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, das Polícias Militar e Civil, do Detran-DF, do DER-DF e do Corpo de Bombeiros. Além disso, não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios

A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização é das administrações regionais, do DF Legal, do Detran-DF e da Polícia Militar.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação