Campanha

Vacinação contra sarampo é prorrogada e vai até 27 de novembro

Cerca de 7% das pessoas entre 20 e 49 anos, público-alvo da campanha, imunizada contra a doença

Jéssica Moura
postado em 30/10/2020 15:15 / atualizado em 30/10/2020 15:16
A campanha inclui adultos, que também podem se vacinar -  (crédito: YASIN AKGUL / AFP)
A campanha inclui adultos, que também podem se vacinar - (crédito: YASIN AKGUL / AFP)

Em razão do surto de sarampo que ocorre no país, a Secretaria de Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a doença até 27 de novembro. A orientação é que os adultos que têm entre 20 e 49 anos procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a dose extra da tríplice viral. Até 26 de outubro, apenas 7,7% desse grupo foi imunizado.

Dos cinco casos de sarampo notificados na capital federal neste ano, quatro pertenciam a essa faixa etária. Por isso, esse grupo é o público-alvo da campanha. Só está dispensado da imunização quem já recebeu o reforço em 2020.

A dose extra é aplicada em todos os postos de saúde, independente da situação vacinal. Com isso, mesmo quem já tem imunizações registradas na caderneta pode receber a vacina. A orientação para as pessoas de 1 a 29 anos, é que tenham, pelo menos, duas doses registradas; as de 30 a 59 anos devem ter tomado a vacina pelo menos uma vez.

Entre os sintomas do sarampo estão febre, tosse, coriza, olhos avermelhados e o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo. O quadro pode evoluir para pneumonia e infecção de ouvido. Em crianças, pode levar à morte. A doença é perigosa devido à facilidade de transmissão. A estimativa do Ministério da Saúde é que 1 infectado transmita o sarampo para outras 18 pessoas, inclusive pelo ar.

Por causa da transferência do ponto facultativo nesta sexta-feira (30/11) e do feriado de Finados na segunda (2/11), o atendimento nos postos de saúde será interrompido e volta na terça (3/11). A vacinação é a estratégia de saúde para barrar as transmissões e a circulação do vírus causador do sarampo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação