Cidadania

Semana do Bebê acontece entre os dias 3 e 7 de novembro. Confira programação

Evento on-line e presencial ajudará os pais no cuidado e na atenção com a primeira infância. O objetivo é fortalecer os direitos das crianças no DF

Correio Braziliense
postado em 30/10/2020 20:44
A Semana falará sobre os cuidados e atenção com a primeira infância, entre ela, o aleitamento materno. -  (crédito: Raul Arboleda/AFP - 31/7/15 )
A Semana falará sobre os cuidados e atenção com a primeira infância, entre ela, o aleitamento materno. - (crédito: Raul Arboleda/AFP - 31/7/15 )

Entre os dias 3 e 7 de novembro, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) dará início à Semana do Bebê. A programação contará com atividades virtuais e presenciais durante a passagem da 5ª edição do programa “Sua Vida Vale Muito Itinerante”, em Samambaia.

A Semana tratará sobre os cuidados e atenção à primeira infância, como a preparação para o parto, o aleitamento materno, a formação de vínculo e estímulo do bebê, a contação de história, a musicalidade para crianças e a prevenção de acidentes.

Serão dois dias de programação on-line, dias 3 e 4, com a realização de palestras e oficinas por especialistas na área da infância transmitidas pelo canal Sejus-DF no Youtube. A programação presencial, entre quinta-feira e sábado (dias 5, 6, 7), será ao lado da subadministração de Samambaia, na QS 431.

Para os pais, o evento presencial contará com o atendimento e o aconselhamento do aleitamento materno, práticas integrativas de Shantala e aconselhamento sobre os 1.000 primeiros dias do bebê, que será feito na parte da tarde. Haverá, ainda, oficina do toque e orientação de prevenção a acidentes. A consulta com pediatras será feita no período matutino.

Já para as crianças, a programação terá oficinas de circo e fuxico, cama elástica, pintura de rosto, algodão doce, pipoca e corte de cabelo.

O evento é realizado em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, Corpo de Bombeiros, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

Programação on-line

3 de novembro
Abertura - 14h
Marco Legal da Primeira Infância - 14h30
Preparação para o parto - 15h30
Oficina de musicalidade on-line - 16h30
Aleitamento materno - 17h
Aprenda Shantala - 19h

4 de setembro
Prevenção à violência na primeira infância - 14h
Prevenção a acidentes - 15h
Contação de história - 16h30
Vínculos e cuidados da primeira infância: contribuições da abordagem Pikler - 17h30
Paternidade Responsável - 18h30
Medicalização na primeira infância - 19h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação