Economia

Confiança na indústria aumenta pelo quarto mês seguido

Em pesquisa divulgada pela Fibra, a confiança dos empresários do setor de indústria está relacionada com as festas de fim de ano

Thais Umbelino
postado em 30/10/2020 21:01 / atualizado em 03/11/2020 10:45
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) revelou que a confiança dos empresários do ramo está em crescimento nos últimos quatro meses. De acordo com a Federação, em publicação desta sexta-feira (30/10), o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF) chegou a 58,3 pontos em outubro, um aumento de 0,6 na comparação com o mês de setembro e está próximo de alcançar o mesmo nível observado antes da pandemia da Covid-19, em março.

O estudo feito entre 1º e 14 de outubro de 2020 estima que o otimismo dos empresários está relacionado com a chegada do fim do ano, entretanto a situação econômica atual ainda é negativa em comparação com os últimos seis meses.

Desde o início da pandemia, o Icei-DF tem apresentado queda, com menor registro do ano em abril (37,4 pontos). Porém, em julho, iniciou-se um tímido crescimento, com registro de 50 pontos. Desde então, houve um processo de recuperação da confiança dos empresário, em que todos meses apresentaram aumento da confiança na economia, recuperando 20,9 pontos.

Medição

O Icei-DF é medido mensalmente pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF. Pela pesquisa, valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário.

Os indicadores que compõem o índice são: o de Condições Atuais e o de Expectativa. Neste mês, o indicador de Expectativas alcançou 65,2 pontos - aumento de 0,9 em relação ao mês anterior. Já o indicador de Condições Atuais registrou aumento de 0,2, com registro de 44,6 pontos.


Icei-DF 2020

Janeiro: 64,9 pontos
Fevereiro: 65,5 pontos
Março: 62,6 pontos
Abril: 37,4 pontos
Maio: 39,8 pontos
Junho: 45,1 pontos
Julho - 50,6 pontos
Agosto: 54,1 pontos
Setembro: 57,7 pontos
Outubro: 58,3 pontos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação