Saúde

Farmácias de Alto Custo estarão abertas neste sábado

Atendimento das três unidades (Asa Sul, Gama e Ceilândia) funcionará entre 7h e 12h

Bárbara Fragoso
postado em 30/10/2020 22:04
 (crédito: Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A. Press - 23/10/15)
(crédito: Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A. Press - 23/10/15)

As farmácias de Alto Custo localizadas na Asa Sul, Gama e Ceilândia funcionarão normalmente neste sábado (31/10), das 7h às 12h. De acordo com a Secretaria de Saúde, as unidades fecharão no feriado de Finados, com abertura marcada para terça-feira (3/11). Atualmente, 33 mil usuários estão cadastrados no programa Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAFs).

No dia a dia, as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. Segundo o órgão, todas as medidas preventivas contra a covid-19 estão sendo adotadas. Para evitar aglomerações, o atendimento é feito por meio de senhas e com hora marcada. As senhas são limitadas e distribuídas de segunda a sexta-feira em dois turnos: pela manhã, a distribuição começa às 7h; e à tarde, a partir das 12h.

Para garantir o distanciamento entre os usuários, o número de pessoas dentro das farmácias é limitado. Além disso, há disponibilização de álcool em gel para servidores e usuários, além de higienização permanente de todos os ambientes das farmácias. Alguns medicamentos são entregues em quantidade suficiente para dois ou três meses, o que prolonga o tempo de retorno à farmácia. Cada usuário pode cadastrar até cinco pessoas para pegar os medicamentos.

O processo de solicitação dos remédios também foi flexibilizado. Quando o pedido é feito pela primeira vez, os documentos podem ser enviados por e-mail. As renovações habituais podem ser executadas de forma automática, sem necessidade de apresentação de receita e do Laudo de Medicamento Especializado (LME), à exceção dos medicamentos sujeitos a controle especial.

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação