Mobilidade urbana

DF registra redução de 56% nas mortes no trânsito em setembro

Um dos fatores que influenciaram essa queda foram as medidas de distanciamento social.

Em setembro deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou uma redução de 56% no número de óbitos no trânsito do DF em comparação com o mesmo período do último ano. De acordo com dados preliminares, ocorreram 14 mortes no último mês contra 32 falecimentos na mesma época de 2019.

As medidas de distanciamento social, estabelecidas para o combate à pandemia, refletiram na diminuição da circulação de veículos e pessoas nas vias da capital, o que contribui para a queda na quantidade de acidentes. No último ano, de janeiro a setembro, foram registrados 207 óbitos no trânsito. Em 2020, foram 138 vítimas fatais, correspondentes a uma redução de 33%. Além dos efeitos das medidas de enfrentamento ao coronavírus, para o Detran-DF, o trabalho dos órgãos atuantes no trânsito contribuiu para a diminuição das mortes.

Redução de fluxo de veículos

Um levantamento da Gerência de Controle Operacional de Trânsito do Detran-DF (Gercop) aponta uma redução do fluxo de veículos nas vias urbanas do Distrito Federal entre os meses de março e setembro de 2020. Ao comparar estes dados com o mesmo período de 2019, observa-se uma redução de 19,2% na quantidade de veículos em circulação no DF.

O pico da redução ocorreu em abril, quando a queda foi de 42,1%, seguido de maio, com 41,3% de veículos a menos nas vias. Em junho, a diminuição foi de 32,2%, em julho, de 23,09% e em agosto, de 26,4%. No último mês, a redução de veículos circulando nas vias urbanas foi de 22,4%, em comparação com setembro de 2019.

*Com informações do Detran-DF

 

CBMDF/Divulgação - O acidente ocorreu por volta das 17h15 na DF-290.
Divulgação/CBMDF - Acidente grave deixou três pessoas feridas e uma jovem morta
PRF/Divulgação - Acidente em Patos de Minas
CBMDF/Divulgação - Acidente envolvendo dois carros e uma bicicleta deixou duas pessoas mortas e duas em estado grave
- Acidentes em transportes fizeram 479 mil vítimas entre 2007 e 2018
Divulgação/CBMDF - Acidente deixou o ciclista gravemente ferido