Pandemia

Covid: Anvisa autoriza e vacina da Johnson & Johnson pode ser testada no DF

Os testes em fase 3 estavam suspensos desde 12 de outubro, após intercorrência com voluntário nos Estados Unidos, mas agência brasileira analisou que há segurança para os ensaios

Alan Rios
postado em 03/11/2020 14:25 / atualizado em 03/11/2020 14:27
 (crédito: Natalia Kolesnikova/AFP)
(crédito: Natalia Kolesnikova/AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (3/11), a retomada dos ensaios clínicos da vacina contra a covid-19 do laboratório belga Janssen, que faz parte da empresa Johnson & Johnson. O produto vacinal Ad26.COV2.S agora tem aval para ser aplicado em voluntários no Distrito Federal.

Os testes de fase 3 tinham sido suspensos em 12 de outubro, em todo o mundo, após uma intercorrência em um voluntário dos Estados Unidos. Porém, o órgão regulatório norte-americano Food and Drugs Administration (FDA) analisou os dados do evento adverso e concluiu que havia segurança no produto.

A Anvisa também realizou um estudo sobre a vacina e concluiu que “a relação benefício e risco se mantém favorável e que o estudo poderá ser retomado”, como esclareceu a agência, em nota oficial. Com isso, o L2iP Instituto de Pesquisas Clínicas, na Asa Sul, pode começar a recrutar brasilienses para testar as primeiras doses.

Ao todo, 800 moradores do DF e do Entorno devem ser chamados para o voluntariado. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar do processo, desde que seja considerada apta pela equipe médica do instituto. Essa é a segunda vacina contra a covid-19 em fase 3 de testes na capital.

A primeira é a CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac. O produto já foi aplicado em 700 profissionais da saúde no DF, sem intercorrências, e os pesquisadores da Universidade de Brasília ampliaram os critérios de participação para atender idosos. Os estudos são coordenados pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e o governo paulista já anunciou a compra de doses para a população do estado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação