Pandemia

Vacina chinesa foi aplicada em 700 pessoas no DF sem intercorrências

Sucesso nos ensaios clínicos de fase 3 fez com que Hospital Universitário de Brasília (HUB) ampliasse critério de participação para incluir como voluntários profissionais da saúde com mais de 60 anos

Alan Rios
postado em 21/10/2020 13:15 / atualizado em 21/10/2020 13:17
Os testes da vacina chinesa estão agora abertos para profissionais de saúde com mais de 60 anos -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Os testes da vacina chinesa estão agora abertos para profissionais de saúde com mais de 60 anos - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A vacina chinesa contra a covid-19 já foi aplicada em 700 profissionais da saúde do Distrito Federal sem intercorrências significativas. O processo de ensaios clínicos de fase 3 está sendo conduzido por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), no Hospital Universitário de Brasília (HUB), que ampliaram os critérios de participação para incluir idosos entre os voluntários.

A mudança nos critérios de participação foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, moradores da capital com mais de 60 anos que atuem na Saúde podem participar da pesquisa e receber as doses da imunização em teste. 

“Para participar, é preciso preencher o formulário on-line, que funciona como uma plataforma de triagem, avaliando se o candidato cumpre os requisitos para o estudo. Após o pré-cadastro, o interessado deve enviar um e-mail para o endereço informado e a equipe que integra a pesquisa entrará em contato”, divulgou o HUB.

O produto vacinal CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, tem estudos coordenados pelo Instituto Butantan. Ao todo, 852 pessoas devem ser vacinadas no DF e 13 mil em todo o país. O Governo do Estado de São Paulo anunciou, em 30 de setembro, a compra de 46 milhões de doses para a população paulista.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), chegou a parabenizar, ontem, uma aquisição do Ministério da Saúde da mesma vacina, mas o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta manhã, que o governo não comprará a CoronaVac, afirmando que “o povo não será cobaia de ninguém”, em referência ao país de origem do produto.

Os testes estão na fase 3, o que significa que eles já passaram por duas fases de estudos, que mostraram que o produto vacinal é seguro e eficaz com um grupo reduzido de pessoas. Inicialmente, as pesquisas chegaram a demonstrar uma produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes que receberam a imunização. No momento atual, a CorononaVac é um dos imunizantes mais promissores no combate ao novo coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação