DOAÇÃO

Secretaria de Saúde alerta para baixa nos estoques de Bancos de Leite

Para doar leite, as interessadas devem ligar no telefone 160 – opção 4

Correio Braziliense
postado em 04/11/2020 23:41 / atualizado em 04/11/2020 23:41
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

A Secretaria de Saúde chamou a atenção, nesta quarta-feira (4/11), para a baixa nos estoques nos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal nos últimos meses. De acordo com a pasta, a situação prejudica os bebês receptores de leite materno nas unidades neonatais do Distrito Federal, principalmente os prematuros.

O alerta chega junto da campanha Novembro Roxo, que busca conscientizar sobre os cuidados com os bebês prematuros. “Até setembro, tivemos 9.592 bebês receptores de leite materno nas unidades neonatais do Distrito Federal e a maioria deles são prematuros e de baixo peso”, declarou a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos.

Segundo a coordenadora, caso os estoques continuem abaixo da média, em último caso, a preferência do leite será para os prematuros e de baixo peso. As doações do alimento podem ser feitas via agendamento pelo telefone 160, opção 4, sendo que a pessoa pode optar pela retirada da doação na casa dela.


Campanha

O Novembro Roxo é dedicado à conscientização da prematuridade. Por isso, a campanha chama a atenção para a importância do leite materno e o contato pele a pele para maior vínculo afetivo entre mãe e filho e melhor desenvolvimento do bebê. “O leite da mãe de um bebê prematuro possui características diferenciadas, pois tem mais proteína e imunoglobulina. Em uma mulher que teve o parto no período normal, o colostro dura cerca de sete dias, já o de uma mãe de prematuro, se estende por cerca de 21 dias, já que o corpo entende a necessidade da imunidade da criança”, explica a coordenadora Miriam Santos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação