Violência

Preso é esfaqueado e morto por outro detento dentro da Papuda

Fontes policiais informaram ao Correio que o autor usou uma faca artesanal para desferir os golpes na vítima.

Darcianne Diogo
postado em 09/11/2020 11:12 / atualizado em 09/11/2020 16:16
 (crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press - 14/8/15)
(crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press - 14/8/15)

Um detento de 25 anos, lotado no Centro de Internamento e Reeducação (CIR) do Complexo Penitenciário da Papuda, morreu esfaqueado por outro preso, de 28 anos, na tarde deste domingo (8/11). Fontes policiais informaram ao Correio que o autor usou uma faca artesanal para desferir os golpes na vítima durante o banho de sol. 

Segundo as investigações, os dois internos deram início a uma discussão quando entravam no pátio para o banho de sol. Em seguida, o acusado desferiu um golpe de faca no peito do jovem. Após ser contido pelos policiais penais da unidade, o autor continuou agitado e com a arma nas mãos, desobedecendo o comando dos servidores.

"Imediatamente a sirene foi acionada e uma equipe da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) foi destacada para a unidade prisional. O reeducando ferido foi imediatamente socorrido e o agressor retirado com segurança do local da briga. Ressalta-se que o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e chegou à unidade em menos de 10 minutos. Contudo, o interno atingido não resistiu ao ferimento e veio a óbito", informou a  Secretaria de Administração Penitenciária (Seape)


Ao ser interrogado sobre o motivo de ter cometido o crime, o autor alegou, segundo fontes ouvidas pela reportagem, que estava sendo ameaçado de morte pelo detento e, na intenção de se defender, o matou. A 30° Delegacia de Polícia (São Sebastião) investiga o caso. Além da ocorrência policial, foi aberta uma ocorrência administrativa pela direção do CIR para apurar todas as circunstâncias informou a Seap.

A morte traz à tona novamente o debate sobre problemas de segurança na unidade. Produzidos pelos próprios presos, os objetos pontiagudos servem para cavar paredes, facilitar fugas e ameaçar rivais. As ferramentas são produzidas pelos detentos a partir de vergalhões de aço de sustentação dos pilares das celas.

Para retirar o material, os presos raspam a parede e, depois, afinam a ponta até virar estoques, facas artesanais.

Fuga

Em 14 de outubro, a Papuda registrou a maior fuga de detentos da década. Dezessete presos abrigados no Centro de Detenção Provisória I (CDP I) cavaram um buraco no teto e fugiram na madrugada.

Câmeras do circuito interno de segurança gravaram o momento em que os detentos saíram por um buraco e desceram o prédio com o auxílio de uma corda formada por panos, conhecida pelos custodiados como “tereza”.

Para furar o teto, os custodiados contaram com o auxílio de uma faca artesanal. Até a última atualização dessa reportagem, 13 dos 17 fugitivos tinham sido recapturados. Quatro, no entanto, seguem foragidos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação