Análise

UnB vai analisar macaco encontrado morto nesta quarta-feira (11/11)

Laudo irá determinar se o animal estava ou não infectado pelo vírus causador da febre amarela. Resultados ficam prontos em até 15 dias

Mariana Machado
postado em 10/11/2020 23:34
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O macaco encontrado morto em condomínio do Jardim Botânico na última segunda-feira (9/11) será analisado pelo laboratório da Universidade de Brasília (UnB) nesta quarta-feira (11/11). A avaliação dos especialistas irá determinar se a causa da morte foi provocada por infecção do vírus causador da febre amarela. O resultado do laudo deve ficar pronto em até 15 dias.

Apenas em 2020, a Universidade de Brasília (UnB) analisou 151 macacos mortos no Distrito Federal, por suspeita da doença. Apenas um, recolhido em São Sebastião na quinta-feira passada (5/11) teve diagnóstico positivo para a doença.

O professor responsável pelo Laboratório Regional de Diagnóstico para Febre Amarela em Primatas Não-Humanos do Ministério da Saúde e UnB, Márcio Botelho de Castro, explica que, como o macaco recolhido no Jardim Botânico foi entregue congelado, é preciso esperar o cadáver voltar à temperatura ambiente antes de iniciar os exames.

Tanto o macaco de São Sebastião, como o do Jardim Botânico, são da espécie sagui do tufo preto. Márcio explica que é colhida uma amostra do fígado do animal para detectar a presença do vírus. "A febre amarela não é comum nesses macacos. Ela ocorre de forma epidêmica, de tempos em tempos."

Na manhã desta terça-feira (10/11), equipes da Vigilância Ambiental estiveram no Jardim Botânico fazendo controle químico com borrifação para eliminar áreas de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela, dengue, Chikungunya e Zika.

Embora as duas regiões onde os saguis foram identificados estejam muito próximas — cerca de 11 km — isso, por si só, não é suficiente para prever que o macaco a ser analisado esteja infectado. "Tem que ter fatores que permitem que o vírus seja detectado em uma área. Só porque está próximo não basta. Se não houver o fluxo que permita a doença caminhar, o vírus não irá se espalhar."

O professor lembra que os animais não transmitem a doença. Apenas os mosquitos agem como vetores. "O macaco é vítima da doença, não transmissor. De 30 a 40 dias antes de ter gente infectada, já tem macaco morrendo. E detectando antes, você consegue vacinar a população."

Prevenção

Devido à morte de um macaco que estava contaminado com febre amarela, próximo do bairro São José, em São Sebastião, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) visitou as casas dos moradores da região para conferir o cartão de vacinação dos residentes e identificar se estão imunizados contra a doença.

Os últimos casos de pessoas com diagnóstico positivo para o vírus no DF foram importados, com infecção do paciente em São Paulo, em 2018. A principal medida de prevenção é a vacinação.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), a cobertura vacinal de Febre Amarela está em 62,9%. “A vacina é aplicada com uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Pessoas de cinco a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovação vacinal, devem tomar uma dose única”, destaca a pasta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação