Animais

Cinco filhotes de capivara são resgatados no Setor de Clubes Sul

Os filhotes foram encontrados sozinhos, sem a mãe. Eles serão entregues ao zoológico

Correio Braziliense
postado em 13/11/2020 14:20
A mãe capivara não estava com os filhotes -  (crédito: BPMA)
A mãe capivara não estava com os filhotes - (crédito: BPMA)

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resgatou cinco filhotes de capivara no Setor de Clubes Sul, na tarde de quinta-feira (12/11).O Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) recebeu a informação de que os filhotes estavam abandonados e mobilizou uma equipe para o resgate.

A mãe capivara não estava com os filhotes. De acordo com o BPMA, Os filhotes foram paridos no local e foram entregues ao berçário do Jardim Zoológico de Brasília.

Capivaras no Lago Paranoá

A presença dos mamíferos gera receio nos moradores do Distrito Federal. Uma das maiores preocupações de quem vive próximo ao lago é o aparecimento dos carrapatos das capivaras, que podem transmitir doenças graves, entre elas, a febre maculosa.

Em maio deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulgou que fará um estudo inédito no Brasil sobre o modo de vida das capivaras e os impactos da presença do animal ao longo do perímetro do Lago Paranoá. A pasta vai avaliar se a presença dos animais a 80 quilômetros da orla do Lago Paranoá é nociva ou não aos moradores. Além disso, a pesquisa vai monitorar se houve crescimento da quantidade de capivaras.

O projeto Capivaras: Identificação e monitoramento da população de capivaras no Lago Paranoá é uma parceria com especialistas de instituições como a Embrapa, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB). O prazo de execução é de 12 meses.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Capivaras
    Capivaras Foto: BPMA
  • Capivara na Ponte JK
    Capivara na Ponte JK Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação