Com a finalidade de evitar diversos crimes nas eleições municipais no Entorno do Distrito Federal, a Superintendência Regional de Polícia Federal no DF elabora estratégias de monitoramento da população por meio de drones, a serem usados no próximo domingo (15/11). Nesta sexta-feira, três pilotos policiais participaram de treinamento no Estádio Nacional Mané Garrincha, credenciados pela Agência Nacional de Aviação Civi (Anac) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O delegado Manoel Vieira, Chefe da Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal do Distrito Federal, disse ao Correio que os equipamentos já são usados pela Polícia Federal no dia a dia de investigação. "Teremos ampla de visibilidade nos locais de votação. Com esses equipamentos, conseguiremos monitorar com mais eficácia, alcançando o maior ângulo de cada área. Essa ideia será aplicada em todo o Brasil", ressaltou.
Segundo ele, ação inibirá os crimes de forma preventiva. "Com a presença dos equipamentos sobrevoando perto, naturalmente, as pessoas têm a tendência de evitar crimes. Dessa forma, evitaremos o transporte irregular de eleitores e boca de urna, por exemplo. Caso alguma pessoa seja flagrada em situações suspeitas, o operador do drone comunicará um policial que estiver mais próximo ao local. A abordagem do suspeito será mais rápida e efetiva", acrescentou Manoel Vieira.
De acordo com a Polícia Federal, o utensílio é considerado complementar na rotina de trabalho. "Afinal, os policiais em terra fazem a interpretação objetiva dos fatos. A facilidade tecnológica interfere positivamente, já que a qualidade das imagens interferem na hora de identificarmos os crimes. Essas câmeras têm acesso à rede de internet específica", complementou o delegado.
No treinamento, os pilotos fizeram a simulação de agrupamento de pessoas envolvidas com a compra de votos, contou o delegado Yuri Rodrigo de Oliveira, da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor), responsável pelo monitoramento aéreo do combate de crimes eleitorais no Entorno. "O drone tem a capacidade de captar detalhes, com resolução fantástica. Os seis drones estarão posicionados em altura elevada, a 100 pés (cerca de 30 metros) do solo, administrados por três pilotos", complementou Yuri.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.