Protesto

Ciclistas protestam por segurança no trânsito neste sábado (14)

Brasília sedia, pela primeira vez, o evento Pedal da Paz Brasil, sob liderança da ONG Rodas da Paz. Iniciativa ocorre simultaneamente em diversas cidades brasileiras

Roberta Pinheiro
postado em 14/11/2020 18:22 / atualizado em 14/11/2020 19:19
Ciclistas protestam por segurança no trânsito -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Ciclistas protestam por segurança no trânsito - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A chuva que caiu no fim da tarde deste sábado (14/11) não impediu a reunião de ciclistas do Distrito Federal em ato contra a falta de segurança sob duas rodas no trânsito. Pela primeira vez, Brasília sedia o evento Pedal da Paz Brasil, manifestação com origem em Goiânia e que ocorre, há três anos, em diversas cidades brasileiras simultaneamente.

Na capital federal, a iniciativa foi liderada pelo organização não governamental (ONG) Rodas da Paz e contou com apoio dos grupos Pedal Noturno DF, Pedal Recanto, Pedal Cor de Rosa e Confra do Pedal DF. O protesto foi organizado no Plano Piloto e também em Planaltina, Sobradinho 2 e Águas Lindas (GO).

No Plano Piloto, a concentração começou por volta das 16h perto da Biblioteca Nacional. Os manifestantes seguiram em direção ao Palácio do Buriti, com apoio da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito (Detran), e concluíram o protesto em frente à Câmara Legislativa (CLDF) após uma oração.

De acordo com Raphael Barros, coordenador-geral do Rodas da Paz, a manifestação se dá na véspera do dia de homenagens às vítimas da violência no trânsito. Ele destaca que o evento foi oportuno também para "pressionar o Governo do Distrito Federal (GDF)".

Diante da falta de segurança para ciclistas nas ruas do DF, a organização se juntou a grupos de pedal do DF e do Entorno para organizar uma manifestação em 5 de novembro, durante a qual reivindicou, junto ao governo local, ações para garantir a segurança sob duas rodas.

"Eles ficaram de avaliar as propostas e o que poderia ser feito de imediato e agora estamos aguardando uma reunião para a criação de um comissão, com membros da sociedade civil e de diversos órgãos do DF que tratam de mobilidade urbana e segurança pública", explica Raphael Barros.

Políticas públicas

Entre janeiro e outubro deste ano, o Detran registrou 14 mortes de ciclistas no DF. Três delas em vias urbanas, de responsabilidade do órgão, e 11 em rodovias. Ao Correio, o GDF, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), do Detran e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), informou que estuda medidas para garantir mais segurança no trânsito para os ciclistas.

As ações a serem implementadas incluem criar uma comissão para acompanhar as políticas públicas do setor, fazer a interligação das ciclovias, elaborar estudos técnicos para melhorar a sinalização e o trânsito nas obras viárias e promover campanhas educativas. A Semob tem trabalhado ainda com propostas de estacionamento rotativo, criação de faixas exclusivas e ampliação das ciclovias. 

  • Ciclistas protestam por segurança no trânsito
    Ciclistas protestam por segurança no trânsito Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Ciclistas protestam por segurança no trânsito
    Ciclistas protestam por segurança no trânsito Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Ciclistas protestam por segurança no trânsito
    Ciclistas protestam por segurança no trânsito Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Ciclistas protestam por segurança no trânsito
    Ciclistas protestam por segurança no trânsito Minervino Júnior/CB/D.A Press


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação