Policiais militares do Batalhão Ambiental resgataram, na noite deste sábado (14/11), uma anta às margens da EPIA. O animal atravessava a rodovia quando foi atropelado por dois veículos. Além disso, de acordo com informações dos militares, o mamífero apresentava sinais de um recente ataque de onça.
O animal, cujos hábitos alimentares são noturnos, foi encontrado próximo ao quilômetro 6, no sentido da Rodoferroviária, por volta das 20h. Os oficiais informaram que, até a chegada do socorro, o mamífero estava deitado às margens da via após ser atingido por dois veículos. Pelo corpo da anta, os policiais identificaram ainda sinais semelhantes a um recente ataque de onça, "o que sinaliza que ela poderia estar em fuga".
Após o resgate, o mamífero foi levado ao Zoológico de Brasília, onde recebeu medicamentos e será tratado pela equipe veterinária. A assessoria de imprensa do zoológico informou que a anta resgatada é do sexo masculino e está bastante apática. "Exames vão ser realizados durante a semana para melhor avaliação. A situação é grave, mas nossa equipe de medicina veterinária está monitorando qualquer alteração no quadro".
Órfãos
Voltado exclusivamente para animais resgatados órfãos, o Berçário do Zoológico de Brasília cuida, atualmente, de 53 filhotes, sendo todos provenientes de resgates vítimas de atropelamento e tráfico, por exemplo. São tamanduás, corujas, micos-estrela e saruês que contam com cuidados em tempo integram até ficarem independentes e saudáveis.
Assim que chegam ao berçário, os animais passam por uma avaliação para constatar a necessidade de cada um. Em seguida, a equipe de nutrição prepara uma dieta com todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do filhote.
O zoológico, apesar de ter uma estrutura capaz de receber e cuidar dos animais, alerta para o número de filhotes órfãos. Quando ele começa a aumentar, é um sinal de desequilíbrio ambiental.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.