Sistema prisional

Presos em regime semiaberto terão direito a mais um saidão este ano

O benefício será concedido entre 21 e 28 de dezembro para os detentos que já estudam ou trabalham fora do presídio

Correio Braziliense
postado em 18/11/2020 15:39
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

Além da saída temporária concedida aos mais de 1,7 mil presos do Complexo Penitenciário da Papuda e do Centro de Progressão Penitenciário (CPP) na última terça-feira (17/11), os detentos que cumpre o regime semiaberto terão direito a mais um saidão este ano, entre 21 e 28 de dezembro. As datas são divulgadas de acordo com o calendário previsto pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF).

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, foi preciso repor alguns dias no cronograma em razão do período em que os saidões foram suspensos, como medida restritiva de contenção à contaminação da doença.

A saída temporária estava suspensa desde 21 de março e foi retomada em setembro. No mesmo mês a juíza da VEP-DF determinou o retorno dos benefícios externos para todos os internos que tenham direito, uma vez que não houve “adversidade epidemiológica apta a manter o recrudescimento das medidas restritivas” impostas pela vara desde o início da pandemia.

A VEP-DF destaca que os detentos que têm direito às saídas temporárias têm trabalho ou estudo externo implementado, portanto, são pessoas que já saem diariamente dos presídios. A diferença é que durante os saidões, eles não retornam ao presídio e obtêm autorização para dormir em casa.


Saidão

Na última terça-feira (17/11), mais de 1,7 mil detentos foram beneficiados com o saidão. Eles têm autorização para ficar em casa por sete dias. Um vídeo obtido pelo Correio mostrou o momentos que os internos chegaram à Rodoviária do Plano Piloto. Eles devem retornar aos respectivos complexos prisionais na próxima terça-feira (24/11), às 10h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação