Mercado de trabalho

Governo lança 6 mil vagas em cursos do Inova Tech

Aulas devem começar no primeiro trimestre de 2021. Oportunidades estão distribuídas em áreas como tecnologia da informação e telecomunicações

Washington Luiz
postado em 19/11/2020 14:04
Aulas do projeto ocorrem nas escolas do Senai  -  (crédito: Breno Esaki/Secretaria de Saúde)
Aulas do projeto ocorrem nas escolas do Senai - (crédito: Breno Esaki/Secretaria de Saúde)

O governo do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (19/11), o lançamento de 6 mil vagas em cursos do DF Inova Tech. As turmas terão início no primeiro trimestre de 2021 e as inscrições começam em 10 novembro no site cursos.senaidf.org.br.

O DF Inova Tech é um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Ao todo, são oferecidos 46 cursos em áreas como tecnologia da informação, automação industrial, telecomunicações, construção civil, metalmecânica e energia.

“É uma real oportunidade para fomentar o mercado local, fazendo a economia do DF girar, com inclusão digital, social e econômica”, destacou o vice-governador Paco Britto (Avante).

O projeto foi iniciado em 2019 e as primeiras turmas lançadas em 2020. Segundo o secretário da Secti, Gilvan Máximo, a intenção do governo é formar 45 mil alunos até o fim de 2022.

“A formação tecnológica de jovens trabalhadores tem sido prioridade do governo. O Inovatech é um projeto revolucionário. Até o fim do mandato, teremos 45 mil alunos de baixa renda formados em cursos de tecnologias com bolsas integrais”, prometeu.

Formatura

No evento de lançamento das vagas também foi realizada a formatura simbólica de alunos do programa. Mesmo em um ano afetado pela pandemia da covid-19, 1.840 alunos se inscreveram no DF Inova Tech e 474 já concluíram a formação.

“O mapa da indústria qualificada, onde levantamos as profissões que tem demanda potencial, prevê existe o potencial para a formação de 118 mil pessoas no DF. Existe essa necessidade até 2023. Em âmbito nacional, são 10 milhões. Esse programa pode promover crescimento com formação profissional”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e presidente do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar.

Todas as aulas do projeto ocorrem nas escolas do Senai-DF, no Gama, em Taguatinga e em Sobradinho e, a partir de 2021, também na nova escola Senai Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação