Pandemia

GDF fará inquérito epidemiológico para enfrentar segunda onda de covid-19

Secretário de Saúde garante que, se for preciso, o GDF tomará a iniciativa de comprar a vacina contra a covid

Adriana Bernardes
postado em 19/11/2020 15:07 / atualizado em 19/11/2020 15:41
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

O programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense/ TVBrasília recebeu o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, na tarde desta quinta-feira (19/11). Na entrevista, ele falou sobre como o governo se prepara para enfrentar uma possível segunda onda de covid-19 no Distrito Federal.

A partir de agora, o GDF vai dar início a um inquérito epidemiológico, fruto de uma parceria entre o Sesc e a Secretaria de Saúde. Equipes vão percorrer todas as regiões administrativas para realizar exames na população.

De acordo com o Okumoto, em cada RA serão sorteados 234 moradores para participar dos testes por meio dos quais será possível saber se a pessoa tem o anticorpos do vírus ou se está com infecção. “Será uma busca proativa para entender como o vírus tem se comportado no DF e os resultados nos permitiram traçar estratégias para que não tenhamos uma segunda onda”, explica.

Compra de vacina

O secretário de saúde também falou sobre a expectativa da chegada da vacina contra o coronavírus. Segundo ele, as doses devem ser liberadas para o mundo até o primeiro trimestre de 2021. Ao ser questionado sobre o que o GDF fará caso o Brasil não compre ou atrase a aquisição das doses, Okumoto garantiu que o GDF tem como adquirir a vacina.

“Caso haja a necessidade de a população do DF ter uma vacina disponível, tomaremos a iniciativa de fazer a aquisição. Mas isso numa possibilidade muito remota. Apostamos muito na organização do Ministério da Saúde e sabemos que estão fazendo um trabalho excelente”, ponderou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação