Bebê com AME que sobreviveu à covid é internada na UTI e luta por remédio

Helena Gabrielle Ferreira, de apenas 9 meses, deu entrada às pressas no Hospital da Criança, com falta de ar, e família corre contra o tempo para conseguir remédio Spinraza pelo SUS

Correio Braziliense
postado em 22/11/2020 15:18
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A família da bebê Helena Gabrielle Ferreira, de 9 meses, vive dias de aflição com a pequena internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Brasília (HCB). Diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME), Helena teve falta de ar em casa e a mãe teve que ir às pressas à unidade de saúde. “Por pouco minha filha me deixava”, desabafa Neicy Fernanda Ferreira, 25 anos. O quadro de saúde instável poderia estar mais controlado, mas uma medicação necessária está em falta.

A bebê deu entrada no hospital na última segunda-feira (16/11) e, nos últimos dias, novamente perdeu o oxigênio e quase teve uma parada cardiorrespiratória, como relata a mãe. “Ela acordou naquela manhã, dia 16, aparentemente bem, mas a AME é assim, uma doença silenciosa e cruel que vai levando quem você ama aos pouquinhos. Helena, em casa, começou a passar mal com falta de ar. Graças à Deus consegui um carro que nos levou a tempo para o hospital”, conta Neicy.

Diagnosticada com AME aos seis meses de vida, a pequena Helena Gabrielle já batalhou contra a covid-19 e venceu a doença. Agora, a principal barreira para conter o avanço da atrofia, o remédio Spinraza, não é encontrado no Distrito Federal pelo Sistema Único de Saúde. “Vidas precisando desse medicamento e ele está em falta. A doença está evoluindo muito rápido e ela está ficando cada dia mais fraca. Não podemos esperar mais. A AME não espera, ela mata, e eu não quero perder minha filha”, lamentou.

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, chegou a comentar, nas redes sociais, que a situação está sendo observada. “O caso já foi passado pra frente e está sendo analisado por quem de direito. Peço a compreensão, mas é algo que vai muito além das minhas forças”, declarou. A família foi à Justiça para conseguir acesso ao tratamento da bebê. Recentemente, um caso semelhante resultou em vitória nos tribunais, quando Kyara Lis, de 1 ano e três meses, recebeu a aplicação do remédio Zolgensma, a partir do valor veio de um depósito feito pelo Ministério da Saúdem, duas semanas após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação