Obras

Eixo Oeste recebe obras para a construção de uma nova pista exclusiva para ônibus

A pista vai ligar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando por Taguatinga com implementação do Sistema BRT

Correio Braziliense
postado em 23/11/2020 15:15
 (crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)
(crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

O Corredor Eixo Oeste recebe obras para a construção de uma nova pista de concreto exclusiva para ônibus. Quando pronta, a via terá 38,7 quilômetros de extensão, ligando o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando por Taguatinga com implementação do Sistema BRT. As obras são feitas em etapas. A próxima, que vai ampliar a faixa exclusiva para ônibus até o viaduto da W3 Sul, deve diminuir em 15 minutos o tempo de deslocamento dos passageiros.

Ainda em novembro, de acordo com o GDF, vai ser lançado uma licitação para contratar a empresa responsável por executar a segunda etapa de reformulação do sistema viário da Estrada Setor Policial Militar (ESPM), entre a intersecção com a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e o viaduto da W3 Sul. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 56 milhões, com cerca de 200 empregos gerados.

Faixa exclusiva

O projeto prevê adequações na via, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, calçadas, ciclovias e a construção de uma bacia de detenção às margens da Avenida das Nações. Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, o projeto é criar uma nova faixa de rolamento, com pavimento de concreto, para trânsito exclusivo de ônibus do transporte coletivo. "Teremos um corredor exclusivo com pavimento de concreto, apropriado para o tráfego de ônibus", explica.

O secretário de Obras e Mobilidade, Valter Casimiro, destaca: "Os ônibus adquiridos com portas dos dois lados, que começaram a operar neste ano, vão percorrer desde a EPTG até o terminal da Asa Sul, que dá acesso ao Metrô, ampliando o que temos hoje de faixa exclusiva para o transporte coletivo".

Mais agilidade

Casimiro afirma ainda que o corredor na EPTG diminui cerca de 30 minutos o tempo de deslocamento. "O trecho licitado deve dar, de imediato, mais 15 minutos de tempo para o usuário que vai pelo corredor", aponta. Ele ressalta que o plano é chegar até o Sol Nascente/Pôr do Sol com obras em outras vias para, então, levar o BRT a esse lado da cidade.

"No futuro, vamos implementar, com terminal de integração, linhas alimentadoras, fluxo contínuo e dedicado. A ampliação da extensão vai dar um pouco mais de tempo, mas ainda não é operação do sistema", finalizou Casimiro.

Outros investimentos

A previsão é de que no próximo ano quatro obras que compõem o Corredor Eixo Oeste estejam em andamento: a revitalização da ESPM, com mais dois viadutos e as construções do elevado no Parque da Cidade e do Túnel de Taguatinga. Juntas, as obras estão orçadas em mais de R$ 325 milhões.

Também segue, dentro do cronograma, a primeira etapa de revitalização da via, com investimento de R$ 7,6 milhões e construção de dois novos viadutos. O primeiro está sendo feito na alça de acesso da ESPM ao Eixo W. O outro ficará na alça de acesso ao Eixo Rodoviário Leste, sentido L4.

Outro ponto do plano é a requalificação da Avenida Hélio Prates, um investimento de R$ 15 milhões em obras de pavimentação, drenagem, calçadas, estacionamento, arborização, além da inclusão de faixa de rolamento e de via marginal entre o entroncamento com a via N3, próximo ao Sol Nascente, até o cruzamento com a via M1, próximo ao Hospital Regional de Ceilândia.

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