AUXÍLIO

Bolsa Maternidade tem 1,5 mil gestantes inscritas para receber benefício

Programa do DF dá suporte para recém-nascidos de lares em situação de vulnerabilidade. Até o momento, iniciativa atendeu 882 famílias com renda per capita inferior a meio salário-mínimo

Correio Braziliense
postado em 23/11/2020 23:45
Bebês recebem enxoval com 21 itens, incluindo roupas, fraldas e lenços umedecidos -  (crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press-22/11/2013)
Bebês recebem enxoval com 21 itens, incluindo roupas, fraldas e lenços umedecidos - (crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press-22/11/2013)

Desde o lançamento, em maio, o Bolsa Maternidade atendeu a 882 mães do Distrito Federal. O objetivo do programa é dar o suporte material necessário para os primeiros dias de nascimento de crianças que tenham família de baixa renda. Outras 1,5 mil gestantes estão inscritas para receber o auxílio assim que derem à luz.

O programa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF) atende a famílias em situação de vulnerabilidade, com renda per capita inferior a meio salário-mínimo — o equivalente a R$ 522,50 — e que estejam em situação de rua ou inscritas no Criança Feliz Brasiliense. O benefício só vale para quem mora no DF há, ao menos, seis meses.

Os recém-nascidos recebem enxoval com 21 itens, incluindo roupas, fraldas e lenços umedecidos. Além disso, a família do bebê pode solicitar um benefício extra de R$ 200. O valor da bolsa vale por criança nascida e, também, para pais adotivos.

Programa Bolsa Maternidade

O pedido do benefício pode ocorrer do momento em que a gravidez for confirmada até um mês depois do parto. A retirada do enxoval ocorre nas unidades de atendimento social do DF, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Desde junho, as bolsas também são entregues nos bancos de leite públicos do DF, para que as mães recebam informações sobre cuidados com a criança e amamentação assim que deixarem as maternidades.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação