Imunização

Campanha contra a poliomielite e de multivacinação são prorrogadas

No primeiro quadrimestre de 2020, nenhuma meta de cobertura vacinal do calendário infantil foi atingida

Correio Braziliense
postado em 23/11/2020 21:25
O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989. No DF, a doença não é registrada desde 1987 -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989. No DF, a doença não é registrada desde 1987 - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação foram prorrogadas no Distrito Federal até sexta-feira (27/11). Na capital, ocorreu uma queda na cobertura vacinal contra a doença viral em menores de 1 ano. De janeiro a abril de 2020, a imunização foi de apenas 67,3%. No mesmo período de 2019, era de 89,2%, ainda abaixo da meta estimada em 95%. Nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas preconizadas.

O público-alvo de imunização contra a poliomielite são crianças menores de cinco anos. Manter a caderneta de vacina em dia é de extrema importância devido às coberturas vacinais ainda serem heterogêneas. Assim, podem levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus.

Durante a Campanha Nacional de Multivacinação, são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente. Com o foco em pessoas de até 15 anos de idade, a iniciativa visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação