Cartão Verde

Campanha para coleta seletiva passa por Águas Claras, Asa Norte e Taguatinga

A ação do SLU verifica se os sacos de lixo estão com resíduos corretos para a coleta seletiva. Caso o morador ou condomínio receba três cartões vermelhos, poderá ser multado

Correio Braziliense
postado em 24/11/2020 20:00 / atualizado em 24/11/2020 20:05
 (crédito: Monique Renne/CB/D.A Press)
(crédito: Monique Renne/CB/D.A Press)

A terceira etapa da campanha Cartão Verde começou nesta terça-feira (24/11) e vai avaliar as regiões de Águas Claras, Asa Norte e Taguatinga. Até o momento, os garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) já aplicaram 2.795 cartões em Ceilândia, Gama, Noroeste, Recanto das Emas e Sudoeste. Na passagem pelas regiões é feita apenas uma amostragem.

Durante a coleta, os garis verificam se o conteúdo do saco de lixo está com os resíduos corretos para a coleta seletiva e classificam o material com adesivos nas cores vermelha, verde e amarela. A ideia dos adesivos é inspirada na aplicação dos cartões e penalidades no esporte. Caso o contêiner ou o lixo da residência tiver pelo menos 90% de material reciclável, recebe o cartão verde. Se tiver separação parcial, o amarelo. Se não houver a separação devida, é colado o cartão vermelho.

Esta etapa da campanha funcionará nos locais durante três semanas. Quem receber três cartões vermelhos, será notificado pelo DF Legal, que estipulará prazo para correção. Caso o erro persista, o morador ou condomínio pode ser multado.

Cronograma


Asa Norte
SQN 409, 410, 411, 209, 210 e 211: período diurno, terça-feira (24).
SGAS 609 a 612, SQN 412, 212,213 e 214: período diurno, quinta-feira (26).
SQN 415, 416, 215 e 216: período diurno, sábado (28).


Águas Claras
Ruas 1 a 9 Norte: período diurno, quinta-feira (26).
Ruas 1 a 9 Sul: período diurno, quarta-feira (25).
Quadras 101 a 104 Norte: período diurno, quinta-feira (26).
Quadras 201 a 204 Sul: período diurno, quarta-feira (25).


Taguatinga
CSB 06 e CSB 08: período noturno, quinta-feira (26).

 

Separação dos resíduos


A separação dos resíduos deve ser feita em dois sacos: um para recicláveis e outro para orgânicos e rejeitos. No primeiro, devem ser colocados papel, papelão, plástico, isopor e metal. No segundo, vão restos de comida, borra de café, fralda descartável, papéis gordurosos e lixo de banheiro. Os condomínios residenciais devem colocar os lixos em contêineres nas cores verde para coleta seletiva e cinza para coleta convencional.

Acesse o site do SLU para conferir os dias e horários da coleta seletiva em cada região administrativa do Distrito Federal. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação