O inquérito epidemiológico para mapear a circulação do novo coronavírus no Distrito Federal, anunciado em 12 de novembro pela Secretaria de Saúde, vai começar na próxima quarta-feira (2/12), em Ceilândia. O anúncio foi feito pelo secretário Osnei Okumoto. A cidade concentra o maior número de casos absolutos de covid-19: são 26.376, segundo boletim epidemiológico desta segunda-feira (30/11).
Okumoto descartou a possibilidade de novo lockdown na capital federal, com o fechamento do comércio. Mas, os dados coletados no levantamento devem auxiliar na elaboração de uma estratégia para o enfrentamento da segunda onda da doença, que já é considerada realidade por especialistas.
Desde o fim de semana, a taxa de transmissão do vírus no DF subiu de 1 para 1,3. Isso indica que as contaminações estão avançando na capital federal. De acordo com a secretaria, com os resultados do inquérito, deve haver uma mudança no atendimento às pessoas infectadas: o foco deve ser na atenção primária, com reforços aos postos de saúde, ao invés de investir em hospitais de referência.
Ao todo, os testes serão aplicados em 34 regiões administrativas. Profissionais de saúde, bombeiros e viaturas farão a busca ativa dos pacientes: eles vão abordar 230 pessoas sorteadas em cada localidade para realizar os testes para diagnóstico da covid-19. Os exames identificam a presença de anticorpos para o vírus no sangue.
O DF registra 229.146 notificações da doença e 3.930 pessoas morreram em decorrência da covid-19.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.