FISCALIZAÇÃO

Fim de semana prolongado no DF tem 248 condutores multados por embriaguez

Autuações resultaram de abordagens das polícias Militar (PMDF) e Rodoviária Federal (PRF), bem como do Departamento de Trânsito (Detran-DF)

Durante o período de feriado prolongado, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) multou 112 motoristas, por assumirem a direção após consumo de bebida alcoólica. Seis deles acabaram levados à delegacia, pois o resultado do bafômetro revelou concentração igual ou superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido. O levantamento da autarquia equivale às fiscalizações que ocorreram entre quinta (29/10) e segunda-feira (2/11).

Os agentes de trânsito também autuaram 49 pessoas por dirigirem sem carteira de motorista; cinco, por corrida em via pública; e 383, por outras infrações. Nesse período, 39 motociclistas foram flagrados com escapamento irregular, e 57 veículos foram recolhidos.

Os trabalhos ocorreram na Asa Sul, no Gama, Sudoeste, em Planaltina, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga e Vicente Pires. Algumas das abordagens contaram com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Arma e munição

Na fiscalização da PMDF — que ocorreu entre sexta-feira (30/10) e domingo (1º/11), em nove regiões administrativas —, 136 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Além disso, 44 condutores receberam multa por não apresentar habilitação, e outros 196, por usar o celular ao dirigir. Nessa operação, os militares apreenderam uma arma e 11 balas. Uma pessoa acabou presa por embriaguez. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inspecionou 664 veículos nas vias que cortam o DF. Das 819 pessoas abordadas, nove foram presas por embriaguez, e 29, por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. No total, houve 655 infrações registradas, entre sexta (30/10) e segunda-feira (2/11). Nessas estradas, aconteceram 32 acidentes, que deixaram 49 pessoas feridas. Não houve mortes.

O Departamento de Estrada de Rodagens do Distrito Federal (DER-DF) informou ao Correio que vai apurar, junto ao setor responsável, os dados referentes à fiscalização durante o período de recesso.

*Estagiária sob supervisão de Jéssica Eufrásio