PROTESTO

Advogados trabalhistas querem retorno de audiências presenciais no DF

Mais de 100 profissionais da área trabalhista reuniram-se em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), para pedir volta das audiências presenciais

Em protesto pela retomadas das audiências presenciais, um grupo de cerca de 100 advogados reuniram-se em frente ao Fórum Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). Cerca de 80 deles assinaram um manifesto, que deve ser formalizado ao tribunal na segunda-feira (16/11). O ato ocorreu nesta sexta-feira (13/11).

O documento pede a "retomada presencial imediata das atividades jurisdicionais essenciais, em especial, das audiências de instrução e julgamento". Além disso, o manifesto apresenta ao TRT-10 as datas em que outros tribunais retornaram aos trabalhos presenciais.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Junior, afirmou que a reunião tinha o objetivo de levar "a realidade da advocacia ao tribunal" e pleitear a retomada das audiências presenciais.

"Obviamente, com todos os cuidados sanitários que o período nos impõe, mas é muito importante que a Justiça nos ouça e volte a ser aquela que sempre foi, voltada ao jurisdicionado, à população e à advocacia", destacou Délio Lins.

Os advogados trabalhistas defenderam que a pandemia da covid-19 é uma crise sanitária e social grave, por isso, a população deve permanecer unida para enfrentá-la. No entanto, segundo o grupo, a crise econômica também é preocupante, atingindo a sociedade e os tribunais trabalhistas. Os participantes pediram, ainda, o "pleno e efetivo acesso aos foros trabalhistas de maneira segura, com observância a todos os protocolos de saúde".

Valter Zica/OAB-DF - Protesto de advogados trabalhistas em frente ao TRT-10
Valter Zica/OAB-DF - Protesto de advogados trabalhistas em frente ao TRT-10
Valter Zica/OAB-DF - Protesto de advogados trabalhistas em frente ao TRT-10