Presidente do Ibram comemora aumento de 319% em licenças ambientais

Cláudio Trinchão também falou sobre redução de queimadas em unidades de conservação do DF e planejamento para 2021.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Cláudio Trinchão, comemorou o aumento do número de licenças ambientais no Distrito Federal. Entre 2019 e outubro de 2020, 892 autorizações foram emitidas. Um aumento de 319% em comparação a gestão anterior. “Nossa expectativa é chegar a 1.000 licenças emitidas até o fim do ano”, disse o presidente.

Na entrevista, Cláudio Trinchão também falou sobre a redução de queimadas no período de seca e o futuro do Ibram. Confira.

Redução de queimadas

Segundo o Instituto, houve uma queda de 50% nos números de incêndio durante a época de seca no DF. “As ações que foram adotadas de forma antecipada, como a criação da Diretoria de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (DPCIF)e a contratação de 148 brigadistas florestais, 48 a mais que no ano passado, culminaram no resultado da redução”, afirmou Cláudio.

Futuro do Instituto Brasília Ambiental

Entre os planos do Instituto para 2021, está a elaboração de um projeto que vai possibilitar uma parceria entre o GDF e pessoas físicas, jurídicas e organizações não governamentais na administração e manutenção dos parques de Brasília. “Com esse projeto, um dos nossos objetivos é estruturar outros 22 parques até 2022”, pontuou o presidente.

Outros dois planos é a criação de um ambiente que integre licenciamento, fiscalização e parte financeira, além da promoção de mais investimentos em serviços, estruturas e segurança nas unidades de conservação do DF.

*Com informações da Agência Brasília