VICENTE PIRES

Bombeiros resgatam homem em fosso de 12 metros de profundidade

Operário trabalhava em obra de galeria pluvial quando se desequilibrou. Os militares encaminharam a vítima ao Hospital de Base, consciente, mas instável, desorientado e com múltiplas fraturas

Correio Braziliense
postado em 01/12/2020 19:21 / atualizado em 02/12/2020 10:18
Bombeiros atenderam a ocorrência por volta das 16h -  (crédito: CBMDF/Divulgação)
Bombeiros atenderam a ocorrência por volta das 16h - (crédito: CBMDF/Divulgação)

Um operário de 41 anos que trabalhava em uma obra de drenagem se acidentou gravemente durante a remoção de rochas do local, destinado a construção das galerias de águas pluviais. O caso aconteceu em Vicente Pires, nesta terça-feira (1º/12). O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) resgatou a vítima e, em seguida, transportou-a para o Hospital de Base.

Apesar de consciente, o trabalhador estava instável, desorientado e apresentava múltiplas fraturas e suspeita de traumatismo crânio-encefálico. Os bombeiros atenderam a ocorrência por volta das 15h30. O acidente aconteceu enquanto o operário fazia o revestimento do fosso.

Quatro operários trabalhavam na Rua 8, quando um material utilizado para implosão das rochas explodiu.  Os operários aplicavam uma técnica conhecida como método Tunnel Linner, em que se aplica um sistema não destrutivo adequado para a realização de obras em diversos tipos de solos subterrâneos. Todos usavam equipamentos de proteção individual no momento do acidente.

O objetivo do trabalho, de acordo com os bombeiros, seria a fixação de placas metálicas que estabilizariam as paredes do interior do fosso, para evitar desmoronamento delas. Outro funcionário chegou a socorrer a vítima, mas acabou ferido na testa e com escoriações pelo corpo. O operário que não ficou em estado grave foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), consciente, orientado e estável.

Não houve detalhes sobre a dinâmica do acidente, mas uma equipe de peritos esteve no local. 

O Secretário de Obras e Infraestrutura (Sodf) do DF, Luciano Carvalho, informou que designou um funcionário da empresa Basevi, à frente das obras, para acompanhar "de perto" a situação do funcionário. 

 

Operário, identificado pelos bombeiros apenas como Antônio, caiu enquanto fazia revestimento do fosso
Operário, identificado pelos bombeiros apenas como Antônio, caiu enquanto fazia revestimento do fosso (foto: CBMDF/Divulgação)

Desabamento

Em 15 de novembro, outro acidente mobilizou a corporação em Vicente Pires. O rompimento de uma caixa d'água, no alto de um prédio de oito andares, assustou moradores da Rua 4C. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido. O prédio havia sido autuado 35 vezes pelos órgãos de fiscalização do Governo do Distrito Federal, entre 2017 e 2020.

Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Sodf) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação