IMÓVEIS

Mercado imobiliário em alta: DF registra aumento de 70,8% na arrecadação de ITBI

As informações do Sindicato da Habitação do Distrito Federal são referentes ao mês de outubro, em comparação com o mesmo período de 2019

Correio Braziliense
postado em 01/12/2020 20:43
 (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

Mesmo com a pandemia, o mercado imobiliário do Distrito Federal registrou alta em outubro. De acordo com o Sindicato da Habitação do DF (Secovi/DF), a arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) cresceu 70,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O tributo é pago pelos compradores ao se obter um imóvel.

A emissão de registros de compra e venda de imóveis também subiu neste mesmo período: 19,5% em relação a 2019, segundo a Associação dos Notários e Registradores. Os dados apontam que 3.698 imóveis foram comprados ou vendidos no DF em outubro.

De acordo com o Secovi/DF, Águas Claras é região administrativa que registrou maior rentabilidade, de 0,82% para lojas, 0,78% para salas comerciais e 0,51% para quitinetes e apartamentos de um quarto. Taguatinga, Brasília e Guará também se destacaram, com ganhos entre 0,69% e 0,47%. Essa análise indica o quanto, por meio do aluguel, o proprietário pode obter em relação à quantidade de recursos da propriedade.

Recuperação

Nos três primeiros trimestres de 2020, o setor imobiliário já havia superado o desempenho de 2019 — considerado o mais favorável para a área desde a crise econômica iniciada em 2014. O valor geral de vendas (VGV) concentrado neste período foi de R$ 1,5 bilhão, em 2020. O mesmo havia sido registrado no ano passado inteiro.

Em julho, o índice de velocidade de venda (IVV) foi de 11,1%, maior que o recorde da série histórica, iniciada em 2015. Apesar da queda e apreensão sofridos no início da pandemia, os dados mostram que houve recuperação, segundo avaliação do setor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação