Quem passou pelo Eixo Monumental nas últimas semanas pôde perceber que a sinalização da faixa exclusiva para os ônibus foi demarcada na pista, mas ainda não estava em operação. A partir desta terça-feira (2/12), as faixas à direita, nos dois sentidos, passam ser exclusivas para os coletivos que operam linhas do Distrito Federal e Entorno, táxis e transporte escolar. A medida vale nos dias de semana e pontos facultativos, por 24h. Os demais veículos só podem trafegar no corredor nos feriados.
A medida, assinada pelo diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Zélio Rocha, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça. O corredor terá 15 quilômetros de extensão na S1 e N1. A ideia é dar mais agilidade ao transporte coletivo na área, que carrega quase 160 mil passageiros na região por dia.
No ato, o Detran ressalta que vai instalar equipamentos de fiscalização ao longo da avenida para flagrar os motoristas que utilizarem a faixa de maneira indevida. No entanto, os motoristas terão tempo para se adaptar: o órgão alerta que as autuações dos condutores que trafegarem de maneira irregular no corredor só começa em 30 dias.
Além disso, nada muda para as paradas de ônibus, que continuam nos mesmos locais, sinalizados com uma linha pontilhada no asfalto.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.