PCDF

Polícia Civil desmantela quadrilha que furtava caminhonetes no DF

A associação criminosa furtava caminhonetes em Taguatinga, Vicente Pires e Sobradinho há mais de um ano. As peças eram vendidas a receptadores por meio de encomendas

Correio Braziliense
postado em 02/12/2020 09:20
 (crédito: PCDF)
(crédito: PCDF)

Nesta quarta-feira (2/12), a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou operação para desmantelar uma associação criminosa especializada em furto e receptação de caminhonetes. Ao todo foram cumpridos 12 mandados de prisão, sendo oito preventivas e quatro temporárias, além de 14 mandados de busca e apreensão, na Estrutural, no Recanto das Emas, em Taguatinga, no Incra 09 e em Ceilândia.

O grupo é investigado pela prática de diversos furtos a caminhonetes no Distrito Federal e cometiam o mesmo crime havia mais de um ano. Os furtos aconteciam em áreas de Taguatinga, Vicente Pires e Sobradinho, e tinham preferência por caminhonetes mais antigas, devido às facilidades para o cometer o roubo.

Durante quatro meses de investigação, foram esclarecidos treze crimes de furto, todos eles atribuídos ao grupo investigado. Sete caminhonetes foram recuperadas, inclusive em um desmanche na cidade de Padre Bernardo (GO). A operação foi batizada de "Via Jóquei", em alusão a uma via do DF utilizada pelos criminosos durante os roubos das caminhonetes.

As investigações apontaram que os veículos eram repassados para três pessoas, por meio de encomendas. Os veículos tinham as peças cortadas e vendidas em lojas do Setor H Norte, outros tinham sinais identificadores adulterados para revenda em outros estados.

Todos os presos possuem antecedentes criminais, inclusive por furto de veículo e associação criminosa. Eles responderão pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, adulteração de sinais identificadores e receptação, podendo pegar penas que ultrapassam 20 anos de reclusão. A PCDF vai analisar todo o material apreendido para investigar o envolvimento do grupo em outros crimes de furto de veículo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação