LEGISLATIVO

Projeto que proíbe gestão de merenda escolar por empresas privadas é aprovado em comissão

Segundo a iniciativa, a terceirização da merenda escolar facilita desvios de recursos públicos. Somente este ano, no DF, foram realizadas duas operações para combater o crime

Correio Braziliense
postado em 02/12/2020 20:47
A gestão da alimentação escolar pelo DF pode contribuir com a agricultura regional a partir da obtenção dos alimentos produzidos na capital e regiões do entorno.
 -
A gestão da alimentação escolar pelo DF pode contribuir com a agricultura regional a partir da obtenção dos alimentos produzidos na capital e regiões do entorno. -

Com objetivo de dificultar os desvios de recursos públicos, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (2/12), o projeto que proíbe a gestão da alimentação escolar por empresas privadas no DF. O PL nº 1318/2020 visa coibir a terceirização e definir a Secretaria de Educação do DF como a gestora orçamentária do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Após a aprovação da proposição pela CESC, a matéria de autoria do deputado Chico Vigilante (PT) seguirá para a apreciação das comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e Constituição e Justiça (CCJ), e, posteriormente, à votação no plenário.

Na avaliação de Vigilante, a administração de empresas privadas ocasiona pouca transparência. O processo, para ele, abrange desde os editais dos processos licitatórios até a formação de cartéis de grandes empresas que inibem a concorrência, além da dificuldade de uma efetiva fiscalização da confecção e distribuição da alimentação servida nas escolas.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP), citado na audiência, os processos de terceirização em São Paulo atestam que a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e a prestação do serviço diretamente pelo Estado é a melhor forma. Além de ressaltar a interação entre estudantes, professores e profissionais envolvidos na alimentação escolar, cujo resultado é uma alimentação de boa qualidade, saudável e que leva em conta a diversidade cultural e a facilidade de obtenção dos alimentos produzidos no DF e Entorno.

Operações

Em setembro deste ano, a Polícia Civil do DF (PCDF), o Ministério Público (MPDFT) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Self-Service. Os órgãos apuram um suposto esquema criminoso para favorecimento de empresas em contratos de merenda escolar.

De acordo com a PCDF, as apurações apontam um "possível conluio de grandes empresários do ramo alimentício para fraudar o caráter competitivo de licitações referentes à alimentação escolar", que teria um investimento previsto de R$ 375 milhões, conhecida como "Terceirização da Merenda".

Outro caso ocorreu em 2017 na capital federal, quando foi deflagrada a Operação Fames para apurar fraudes em contratos de merenda escolar, a qual constatou que foram alterados parâmetros nutricionais a serem adotados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação