Violência contra idosos

No DF, 13 pessoas são presas por suspeita de agressão a idosos

Desde o início da pandemia, a Polícia Civil investigou 473 denúncias de maus-tratos contra 569 idosos.

Jéssica Moura
postado em 04/12/2020 09:37 / atualizado em 04/12/2020 11:18
 (crédito: Divulgação/PCDF)
(crédito: Divulgação/PCDF)

A Polícia Civil deflagrou a Operação Vetus na manhã desta sexta-feira (4/12). As ações têm como alvo agressores de idosos, 13 deles foram presos. As investigações começaram em 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. Os investigadores apuraram 473 denúncias de maus-tratos contra 569 pessoas.

Além de 507 visitas a residências para constatar os relatos de agressão feitos nos últimos dois meses, outras 30 foram conduzidas nesta manhã. A ação foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), e faz parte de uma operação nacional empreendida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A delegada Ângela Maria dos Santos, à frente da Decrin, afirma que os flagrantes de maus-tratos encobrem outros tipos de violações. "Quando eu tiro essa autonomia do idoso, e que diminuo a sua autoestima, ali estão abertas as portas para outras violências: física, moral, patrimonial e inclusive a sexual".

Segundo ela, a operação representou um esforço para dar vazão às denúncias acumuladas de maus-tratos a idosos. "orque o crime contra o idoso exige uma investigação muito mais apurada, mais detalhada, com profissionais capacitados para ouvir esse idoso de forma acolhedora até para ele se sentir seguro com relação no sentido de falar o que realmente está acontecendo. Porque geralmente os crimes são praticados por pessoas muito queridas com quem o idoso tem vínculo afetivo", frisou.

Um estudo da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) aponta que a negligência e a violência psicológica somam quase 65,5% das denúncias de violação contra idosos no DF. Além disso, em 91% das ocorrências, os próprios filhos são os autores das violações.

Segundo a Secretaria de Justiça, apenas entre março e junho, início da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal, foram registradas 474 violações de direitos da pessoa idosa. O índice, naquele período, já era metade de todas as notificações de 2019. Cerca de 90% das denúncias eram de violência contra mulheres.

Denuncie:

Disque 100
Disque 162 – Ouvidoria do GDF
Disque 197 – Polícia Civil
delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação