Violência contra idosos

No DF, 13 pessoas são presas por suspeita de agressão a idosos

Desde o início da pandemia, a Polícia Civil investigou 473 denúncias de maus-tratos contra 569 idosos.

Jéssica Moura
postado em 04/12/2020 09:37
 (crédito: Divulgação/PCDF)
(crédito: Divulgação/PCDF)

A Polícia Civil deflagrou a Operação Vetus na manhã desta sexta-feira (4/12). As ações têm como alvo agressores de idosos, 13 deles foram presos. As investigações começaram em 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. Os investigadores apuraram 473 denúncias de maus-tratos contra 569 pessoas.

Além de 507 visitas a residências para constatar os relatos de agressão feitos nos últimos dois meses, outras 30 foram conduzidas nesta manhã. A ação foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), e faz parte de uma operação nacional empreendida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a Secretaria de Justiça, apenas entre março e junho, início da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal, foram registradas 474 violações de direitos da pessoa idosa. O índice, naquele período, já era metade de todas as notificações de 2019. Cerca de 90% das denúncias eram de violência contra mulheres.

Denuncie:

Disque 100
Disque 162 – Ouvidoria do GDF
Disque 197 – Polícia Civil
delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE