Danos morais

Consumidor será indenizado por ligações constantes de telemarketing

O autor do processo recebia ligações de números variados, o que dificultava o bloqueio das chamadas. Para os desembargadores do TJDFT, o serviço de telemarketing é legítimo, mas as ligações importunavam o cliente

Correio Braziliense
postado em 04/12/2020 20:39
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 2/4/2018)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 2/4/2018)

A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu que um consumidor, que recebia ligações abusivas de telemarketing, deve ser indenizado em R$ 2 mil por danos morais. Segundo os desembargadores, a atividade de telemarketing violou o sossego e a intimidade do consumidor.

De acordo com o autor do processo, após cancelar a assinatura de uma revista da Editora Abril, começou a receber constantes ligações com ofertas de renovação. O consumidor conta que as ligações eram feitas de números diferentes, o que impossibilitou que fizesse o bloqueio das chamadas.

O processo já havia sido julgado pela 2ª Vara Cível de Brasília, que decidiu pela indenização. Mas a editora recorreu, alegando que não há dano moral, porque não expôs o consumidor a constrangimento ou ameaça. Após a análise dos recursos, os desembargadores explicaram que a ação de telemarketing é legítima, mas que podem ser consideradas abusivas quando importunam indevidamente os consumidores.

A Editora Abril foi procurada pelo Correio, mas até a última atualização desta reportagem eles não comentaram o caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação