Limpeza

GDF instala mais de 1.100 novas lixeiras em várias regiões do DF

Com o investimento de R$ 2,5 milhões, a primeira fase da ação prevê a colocação de 5.650 papeleiras. No total, serão 21 mil unidades em todo o DF

Correio Braziliense
postado em 05/12/2020 19:50
 (crédito: Divulgação/SLU)
(crédito: Divulgação/SLU)

Desde novembro, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instala novas lixeiras em diversos pontos do DF. Até o momento, 1.130 unidades já foram colocadas em locais de grande movimentação de pessoas. No total, a companhia pretende instalar 21 mil papeleiras (nome técnico do equipamento) nas 33 regiões administrativas. Neste sábado (5), 21 novas papeleiras foram colocadas próximas a pontos de ônibus, passarelas e pontos de encontro comunitário (PECs) na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no bairro Lúcio Costa e no Guará.

O cronograma é dividido entre as empresas Sustentare, Valor Ambiental e Suma Brasil, que possuem contratos de limpeza no DF. A instalação é rápida, sendo executada em poucos minutos. A parte superior da papeleira, por onde o lixo é descartado, é presa a duas fitas de aço, que seguram a estrutura em um poste, por exemplo. Cada fita possui uma presilha, que é fechada com um martelo. Após essa etapa, basta forrar a parte inferior da lixeira com um saco plástico adequado para armazenar os materiais descartados e prendê-la no encaixe.

As novas papeleiras são feitas de plástico, pintadas na cor cinza, possuem o logotipo do SLU e são fixadas em postes, presas com uma alça metálica, ou em paredes. Cada uma possui 74,5 cm de altura, 42,5 cm de largura e 32 cm de profundidade, com uma abertura de 31 cm x 9,5 cm para o descarte de objetos de pequeno porte, apresentando capacidade volumétrica de cerca de 50 litros.

*Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação