Previsão do Tempo

Previsão de temporal no DF leva Inmet emitir alerta laranja

"No momento de ocorrência das pancadas de chuva com trovoadas, as pessoas devem se proteger em ambientes mais fechados e jamais embaixo de árvores e locais abertos, que são onde ocorrem os acidentes se você não está protegido", recomenda Heráclio Alves

Jéssica Moura
postado em 07/12/2020 08:08 / atualizado em 07/12/2020 08:10
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Depois de mais de uma semana de calor, no fim de semana, o tempo fechou no Distrito Federal e o temporal deixou estragos em várias cidades. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses devem se preparar para mais dias como esses. Nesta segunda-feira (7/12), o céu ficará nublado com poucas aberturas de sol: tempo muito convidativo para ficar dentro de casa.

Para quem não tem essa possibilidade e precisa se deslocar, o meteorologista Heráclio Alves recomenda: "No momento de ocorrência das pancadas de chuva com trovoadas, as pessoas devem se proteger em ambientes mais fechados e jamais embaixo de árvores e locais abertos, que são onde ocorrem os
acidentes se você não está protegido".

A capital federal está sob alerta laranja, quando há chance de chuvas intensas. Isso indica que podem cair até 60mm em uma hora. Com as temperaturas e a umidade em elevação, aumentam também a nebulosidade e a instabilidade do céu. Essas condições são a combinação ideal para a formação dessas pancadas mais severas à qualquer hora do dia.

Na madrugada, a temperatura mínima foi de 17°C e a máxima pode atingir os 29°C. Já as taxas de umidade oscilam entre 100% e 50%. Até às 7h desta segunda, a região do Gama acumulou os maiores volumes de chuva: 55,8 mm. Já o Plano Piloto registrou 10mm. Heráclio Alves explica que as pancadas de chuva têm sido mais pontuais, e por isso, tanta diferença. Para o todo o mês de dezembro, a média histórica é de 241,5 mm.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação