As câmeras de segurança de um prédio gravaram o momento em que um motorista de aplicativo agrediu Geraldina Araújo, 29 anos. O caso ocorreu em Águas Claras no último sábado (5/12) e foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia, que investiga os fatos.
Segundo o boletim de ocorrência, o homem de 38 anos se irritou com Geraldina por causa dos balões e do bolo que ela carregava. Segundo a própria vítima, ela estava a caminho das comemorações de seu aniversário. "Era para ter sido meu dia especial", disse Geraldina ao Correio.
O vídeo gravado pelas câmeras de segurança de um prédio mostram o momento em que o motorista desce do carro e estoura os balões de Geraldina. Após, em outra gravação, o homem aparece desferindo socos na mulher. Veja:
O motorista afirmou aos investigadores que teria sido agredido e se defendeu. Ele estava com a camisa rasgada, porém todas as testemunhas apresentadas na delegacia disseram que apenas ele agrediu a vítima e teria rasgado as próprias vestes. "No vídeo, é possível ver que eu não encostei nele, em momento nenhum", completou Geraldina.
Em nota, a Uber se pronunciou sobre o caso, dizendo repudiar qualquer ato de violência contra mulheres. "A empresa acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza às autoridades competentes e se coloca à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei", diz o comunicado à imprensa. Sobre as agressões feitas pelo motorista à passageira, informou que, "este tipo de comportamento configura violação aos termos de uso da plataforma e a conta dele já foi desativada."
Ainda conforme a nota, a Uber ressaltou que, desde 2018, tem firmado um compromisso público para enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil, com projetos elaborados em parceria com entidades de referência no assunto, com campanhas para motoristas parceiros. "Além disso, a empresa está sempre buscando aprimorar sua tecnologia para ajudar na segurança, de uma forma escalável, de seus motoristas parceiros e usuários."
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.