CB.Poder

DF: construção civil se surpreende com crescimento e está otimista para 2021

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, acredita que adesão ao home office devido à pandemia, aos juros baixos e ao investimento governamental em obras públicas contribuiu para o balanço do setor

Ana Clara Avendaño*
postado em 09/12/2020 16:17
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Durante entrevista ao CB.Poder nesta quarta-feira (9/12), Dionyzio Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), avaliou o crescimento do setor em 2020 e se mostrou otimista quanto às perspectivas para o próximo ano. No programa, que é uma parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília, Klavdianos destacou a importância dos projetos de habitação social para a construção civil e do papel do setor na geração de empregos.

Para o presidente do Sinduscon-DF, o balanço positivo da construção civil em meio à pandemia surpreendeu. “A procura por imóveis aumentou, com isso, as incorporadoras continuam a construir. Além disso, o governo local investiu muito em obras públicas, as mudanças de hábitos em razão da covid-19 e os juros baixos ajudaram a estimular esse cenário. Não tínhamos expectativas nenhuma do que poderia acontecer”, conta Klavdianos.

O crescimento do setor deve continuar em 2021 devido a taxas de juros baixas no mercado. “É um ótimo momento para comprar imóveis. Nós já batemos as vendas deste ano, mas continuamos a ter lançamentos. Temos excelentes expectativas para o próximo ano. A Terracap, por exemplo, tem colocado terrenos à venda que são adquiridos rapidamente”, analisa Klavdianos.

Contudo, na visão de Dionyzio, o investimento em imóveis comerciais não se mostra uma alternativa favorável, por haver uma vacância muito grande nestes negócios. “Hoje, a administração pública está enxugando a máquina, e isso faz com que grandes áreas se desocupem. Toda a questão do home office também afetou o panorama. Logo, não sabemos como será no futuro”, afirma ele.

Programas sociais

As casas oriundas de projetos sociais como o Minha Casa, Minha Vida e do programa habitacional Casa Verde e Amarela são importantes para a economia do setor, avalia o presidente. “Em 2019, por exemplo, 75% dos imóveis vendidos eram relacionados ao Minha Casa, Minha Vida. Portanto, o país possui uma carência de mais de oito milhões de imóveis e a construção de caráter social é muito importante”, destaca o presidente do Sinduscon-DF.

Segundo Dionyzio Klavdianos, a construção civil é um grande empregador por haver demandas de processos artesanais como alvenaria. “Isto faz com que o setor seja um contratante da mão de obra com menos qualificação. Mais de 50% da mão de obra brasileira é informal”, diz ele.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação