Saúde

Escolhida empresa para construção do Hospital Oncológico de Brasília

A nova unidade terá 172 leitos e poderá realizar até nove mil atendimentos anuais, segundo a Secretaria de Saúde

Darcianne Diogo
postado em 11/12/2020 21:52 / atualizado em 11/12/2020 21:53
A licitação para a construção do Hospital Oncológico de Brasília foi reaberta depois de ter sido suspensa -  (crédito: Divulgação)
A licitação para a construção do Hospital Oncológico de Brasília foi reaberta depois de ter sido suspensa - (crédito: Divulgação)

A empresa Endeal Engenharia e Construções ficará à frente da construção do Hospital Oncológico de Brasília, que será erguido em um terreno de 40 mil metros quadrados ao lado do Hospital da Criança, no Setor Noroeste. A nova unidade terá 172 leitos e poderá realizar até nove mil atendimentos anuais.

Em maio, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) havia publicado o primeiro edital de licitação para a contratação da empresa. No entanto, o projeto arquitetônico não atendia a todos os requisitos exigidos pela Caixa e precisou passar por adequações. O certame, então, precisou ser suspenso. Apenas no final de julho a licitação foi retomada e um novo edital foi lançado.

A empresa Endeal Engenharia apresentou o menor preço global, no valor de R$ 99.965.265,47, proposta 16% abaixo do valor estimado, que era de R$ 119.772.956,37. Os recursos que serão destinados à obra são do Ministério da Saúde e foram disponibilizados via Caixa Econômica Federal.

Agora, para se concretizar como vencedora e assinar o contrato de construção do hospital, a empreiteira deve apresentar toda a documentação. A empresa somente será anunciada oficialmente como vencedora do certame caso esteja devidamente regularizada e apresente todas as certidões exigidas no edital.


Estrutura


O Hospital Oncológico de Brasília será o primeiro com essa especialidade no DF. A obra deve ter duração de 36 meses e será fiscalizada pela Novacap. Segundo a Secretaria de Saúde (SES), após entrar em funcionamento, a nova unidade terá capacidade para realizar até nove mil atendimentos por ano.

“É uma obra importantíssima que atende a um anseio da população de Brasília, termos um hospital especializado em oncologia. Será o primeiro da região, uma unidade de ponta. O governador Ibaneis Rocha atende a uma reivindicação antiga da cidade”, afirmou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Serão 172 leitos disponíveis, sendo 152 de internação e 20 de unidade de terapia intensiva (UTI), além de consultórios multidisciplinares, alas para tratamento de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugadas. Exames de imagem, como mamografia, ultrassom e raios X, também poderão ser realizados no local.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação