Justiça

Homem acusado de matar sogra e ex-mulher tem prisão preventiva decretada

Juiz considerou que Josimar Benedito de Paiva apresenta grave risco à ordem pública

Samara Schwingel
postado em 12/12/2020 13:27
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O juiz Frederico Ernesto Cardoso, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), decretou a prisão preventiva de Josimar Benedito de Paiva, 42 anos. O homem é suspeito de matar Maria Madalena Cordeiro Neto, 60, e Giane Cristina Alexandre, 36, sogra e ex-companheira, respectivamente. A decisão foi proferida neste sábado (12/12).

De acordo com o juiz, "em liberdade, o acusado apresenta grave risco à ordem pública." Por isso, e por causa da reincidência de Josimar, o magistrado optou por transformar a prisão provisória em preventiva.

A crueldade do crime também pesou na decisão do juiz. "O crime é hediondo e possui pena máxima cominada superior a 4 anos. A gravidade concreta dos fatos é certa. Com efeito, o autuado já vinha de algum modo planejando o crime e acabou por praticá-lo contra mulher e mãe, dentro da residência dela, e ainda na presença de outros familiares, gerando terror desnecessário", considerou.

Relembre o caso 

Segundo investigações da 31ª DP, Josimar planejou o crime como se fosse um roubo. Ele esperou Giane sair de casa com o filho para invadir o local. Após render e amarrar Maria, ele esperou a ex-companheira retornar com a criança.

A criança ficou das 18h de quarta-feira até as 5h de quinta-feira com os olhos vendados, dentro do carro, sob o tom de ameaça. Quando o alarme acionou, o menino saiu pela rua chamando por socorro, inclusive a amigos do acusado.

Feminicídios


Nos últimos três dias, o DF teve três vítimas de feminicídio. Além de Giane e Maria, Maria Jaqueline da Silva, 34, foi assassinada pelo namorado Ricardo Silva Souza, 34, na residência dele no Sol Nascente, na sexta-feira (11).

Saiba onde pedir ajuda:

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Telefone: 180 (disque-denúncia)


Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)
» De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
» Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
» Entrequadra 204/205 Sul - Asa Sul
(61) 3207-6172

Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos
Telefone: 100

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar**
Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação