Segurança

Instalação de enfeites natalinos exige cuidados para evitar acidentes

O consumidor deve estar atento à certificação dos produtos adquiridos para evitar curto-circuito e até incêndios devido às más condições e instalações de iluminação para o Natal

Correio Braziliense
postado em 14/12/2020 10:57 / atualizado em 14/12/2020 10:57
Testar e fazer uma inspeção em enfeites novos e usados ajuda a evitar acidentes -  (crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Testar e fazer uma inspeção em enfeites novos e usados ajuda a evitar acidentes - (crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Para reduzir os riscos de choques elétricos e incêndios em residências, a Defesa Civil do Distrito Federal orienta a população quanto à correta instalação de enfeites natalinos em áreas internas e externas. O consumidor deve estar atento já no momento da compra dos enfeites natalinos. Verificar se o produto possui certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está entre as prioridades.

“Em caso de iluminação, prefira lâmpadas LED. Além da economia na conta de energia, não aquecem como as antigas lâmpadas incandescentes. Dê preferência aos produtos com tomadas de três pinos, pois possuem aterramento e, assim, previnem possíveis choques. Antes de levar, teste o produto e, para maior segurança, exija nota fiscal”, orienta o engenheiro civil e Coordenador de Operação da Defesa Civil do DF, Tenente-coronel Rossano Bohnert.

Caso o produto já tenha sido usado em anos anteriores, é necessário fazer uma inspeção visual antes de ligá-los na tomada, como explica o coordenador. “Antes de colocar as decorações elétricas nos locais definitivos, faça um teste em local seguro e longe de materiais combustíveis como sofás, cortinas e tapetes. Após os testes, é importante limpar os enfeites elétricos, desconectados das tomadas, e deixá-los por um ou dois dias em local arejado e seco, para que a poeira se dissipe e que fungos não proliferem”.

Outro ponto destacado é não sobrecarregar tomadas com adaptadores e benjamins (“tês”), pois fazer mais de uma ligação em uma tomada pode aquecer o sistema elétrico e aumentar os riscos de queimar os aparelhos ou até de curto-circuito. “É importante desligar os enfeites elétricos antes de dormir e quando não tiver ninguém em casa, evitando assim que eles aqueçam e até para evitar possíveis curtos-circuitos. Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros (193) deverá ser acionado imediatamente”.

Os produtos instalados em áreas externas devem ser exclusivos para esses ambientes, pois deverão suportar ventos e chuvas. Ao final do período de festas, antes de guardar os enfeites, é importante fazer uma inspeção e verificar o que merece ser guardado ou descartado. “Inspecione visualmente, limpe tudo e acondicione nas caixas originais. Descarte o que estiver danificado”, finaliza Rossano.

Recomendações:

– Não deixar a árvore de natal próxima à cortinas, sofás, tapetes e guarda-roupas, pois são materiais de fácil combustão;
– Desligar o pisca-pisca e outras decorações elétricas quando sair de casa ou dormir. Antes de instalá-los, verifique se apresentam boas condições e se não há fios desencapados;
– Dê preferência à lâmpadas LED;
– Cuidado com as crianças! Geralmente elas são atraídas pelos enfeites e, ao tocarem a decoração, correm risco de levar choque.

*Com informações da SSP/DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Decoração de Natal perto da Catedral
    Decoração de Natal perto da Catedral Foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
  • Decoração de Natal
    Decoração de Natal Foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação