DESENVOLVIMENTO SOCIAL

GDF cria núcleos de primeira infância para atender crianças de até 6 anos

Iniciativa visa aprimorar o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade, ao reunir diferentes áreas do governo para criar estratégias de suporte a famílias

Correio Braziliense
postado em 14/12/2020 21:38 / atualizado em 14/12/2020 21:39
 (crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press - 6/3/2015)
(crédito: Fernando Lopes/CB/D.A Press - 6/3/2015)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) começou a instituir, nas regiões administrativas, núcleos intersetoriais com foco na primeira infância (Nipis). Um dos objetivos das unidades é dar suporte às demandas identificadas durante visitas domiciliares às famílias atendidas em Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Riacho Fundo 1 e 2, Taguatinga, Samambaia e Santa Maria.

A portaria que regulamenta os núcleos saiu no Diário Oficial (DODF) da última quarta-feira (9/12). As unidades intersetoriais também ficarão responsáveis pela operação e qualificação das ações de atenção aos lares visitados por equipes do programa Criança Feliz Brasiliense, que acompanhou, até o momento, 1,6 mil famílias. A previsão é de que a primeira reunião dos integrantes dos Nipis ocorra na primeira semana de fevereiro.

Funcionamento

Os núcleos serão compostos por representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Programa Criança Feliz Brasiliense; Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Núcleo Ampliado à Saúde da Família (Nasf); de coordenações regionais de ensino; e do Conselho Tutelar.

A equipe do Nipis ficará responsável por elaborar um Plano de Ação Intersetorial nas regiões em que atuarem; por auxiliar na definição de estratégias e compromissos; colaborar no exercício da parentalidade, para fortalecer os vínculos e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação de crianças de até 6 anos.

Os representantes trabalharão em parceria com as redes sociais de cada área, para conhecer as demandas da população local e dar apoio a questões relacionadas à primeira infância. Também desenvolverão estratégias de identificação e de fortalecimento para adesão ao programa pelas famílias em situação de vulnerabilidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação