Economia

Linha de crédito vai ajudar a turbinar o turismo no DF

BRB assinou memorando de intenções com Ministério do Turismo para se credenciar no Fundo Geral do Turismo

Jéssica Moura
postado em 15/12/2020 13:31 / atualizado em 15/12/2020 13:32
Essa é a primeira vez que o DF tem acesso a essa linha de crédito federal -  (crédito: Darcianne Diogo/CB/D.A Press)
Essa é a primeira vez que o DF tem acesso a essa linha de crédito federal - (crédito: Darcianne Diogo/CB/D.A Press)

Os empresários do ramo do Turismo terão acesso a uma linha de crédito de R$ 521 milhões para ajudar na recuperação econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus, que exigiu medidas de distanciamento social.

Como antecipado pelo Correio, a secretaria de Turismo, o Ministério do Turismo e o BRB assinaram um memorando de intenções que viabilizou o credenciamento do banco ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O fundo é nacional e disponibiliza recursos aos estados.

Os empréstimos são destinados a micro, pequenas, médias e grandes empresas. Os juros são mais baixos do que os praticados pelo mercado: 5% ao ano.

Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Chaves, a ideia é "injetar recursos na iniciativa privada". Além das linhas de crédito mais baratas, há ainda financiamentos de capital de giro e compra de bens e promoção de obras.

Ela mencionou algumas possibilidades de aplicação dos recursos, como na instalação de restaurantes, desenvolvimento de mercados de artesanato, compra de equipamentos da rede hoteleira e impulso ao turismo rural, por exemplo. "O turista jamais vai amar Brasília até nos a amarmos primeiro".

O fundo já existe desde 1971, mas o acordo com o governo local é inédito. "Isso é uma conquista histórica para os brasilienses" ponderou o ministro do Turismo, Gilson Machado. "É a primeira vez que temos uma assinatura tão importante que vai beneficiar todo o trading turístico".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação