Saúde

Hospital de Base cria serviço pós-covid para pacientes com sequelas

Ao todo, 15 leitos de enfermaria são exclusivos para tratamento. Serviço é executado em parceria com Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde em cinco hospitais do Brasil

Alan Rios
postado em 15/12/2020 15:52
O serviço conta com equipe multidisciplinar -  (crédito: Davidyson Damasceno – Ascom Iges-DF )
O serviço conta com equipe multidisciplinar - (crédito: Davidyson Damasceno – Ascom Iges-DF )

O Hospital de Base criou um serviço de reabilitação de pacientes de pós-covid-19 no Distrito Federal. A unidade de saúde, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi uma das cinco escolhidas no país para o Projeto de Reabilitação Pós-Covid-19, através de uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde.

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proad-SUS), do Ministério. O serviço é voltado para o tratamento de pacientes graves que ficaram com sequelas do novo coronavírus. Ao todo, 15 leitos de enfermaria são exclusivos para tratamento, que conta com uma equipe multidisciplinar. O serviço inclui o trabalho de enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Para ter acesso ao programa, é necessário ser paciente internado no Hospital de Base ou ser encaminhado pelo Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF, com indicação médica da continuidade de assistência para a reabilitação. A equipe do programa auxilia na retomada do condicionamento respiratório, no fortalecimento muscular, entre outras terapias de acordo com a avaliação de cada pessoa.

“A equipe multidisciplinar o acompanha em uma rotina semanal, com discussões diárias e estabelecimento de metas para cada paciente. Caso seja necessário, após a alta, o acompanhamento continua ambulatoriamente com a fisioterapia, geriatria e demais especialidades”, explicou a gerente de Enfermagem do Hospital de Base, Thaís Ribeiro dos Santos Dias, ao Iges-DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação