Coronavírus

Covid-19: Ibaneis pede à CLDF prorrogação do estado de calamidade pública

Em documento enviado à Câmara Legislativa do DF, o chefe do Executivo local pediu a prorrogação até 30 de junho de 2021

Alexandre de Paula
Darcianne Diogo
postado em 15/12/2020 16:45 / atualizado em 15/12/2020 17:09
Estado de calamidade foi decretado em junho e, se aprovado pela CLDF, deve seguir até junho de 2021 -
Estado de calamidade foi decretado em junho e, se aprovado pela CLDF, deve seguir até junho de 2021 -

O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a proposta de minuta do Decreto N° 2.284, que prorroga, até 30 de junho de 2021, o estado de calamidade pública na capital da República em decorrência da covid-19. O documento foi enviado à CLDF nesta segunda-feira (14/12) e pode ser votado nesta terça-feira (15/12). 

A justificativa para a prorrogação encontra-se na Exposição de Motivos N.º 431/2020, elaborado pelo secretário de Economia, André Clemente. "Assim, considerando que o Distrito Federal ainda sofre com os impactos negativos decorrentes da pandemia, e o aumento recente do número de casos, que gera uma incerteza em relação a 2021, a prorrogação dos efeitos de reconhecimento até 30 de junho de 2021, exclusivamente para os fins do art. 65 da Lei Complementar federal nº 101, de 4 de maio de 2000, notadamente para as dispensas do atingimento dos resultados fiscais, da ocorrência do estado de calamidade pública é medida de extrema importância e necessidade", argumentou o secretário. 

O emebedista decretou estado de calamidade pública em 29 de junho. Isso, em teoria, é uma forma de reconhecer que a capacidade de resposta à crise está comprometida e é necessário que o Governo Federal adote medidas para apoiar o ente federativo. Na prática, o GDF poderá parcelar dívidas e fazer remanejamentos no orçamento para combater a covid-19.

Restrição


Em 1º de dezembro, Ibaneis Rocha decretou o fechamento de bares e restaurantes às 23h diante do aumento da taxa de infecção pelo novo coronavírus no DF. Antes, esses estabelecimentos podiam funcionar até 00h, de segunda a quinta-feira, e até às 2h aos finais de semana. Com a redução do horário, o GDF pretende reduzir aglomerações e conter o avanço do número de casos de covid-19.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação